O espanhol Pablo Carreño Busta, 63º da ATP, frustrou o canadense Denis Shapovalov, 34ª, e está na final do ATP 250 de Chengdu, na China, onde encara o embalado cazaque Alexander Bublik, 71º. Esta será a primeira final de Carreño em dois anos.
Sem jogar uma final desde que conquistou o título do ATP 250 de Estoril, em Portugal, em 2017, Carreño precisou de 1h04 para fechar o placar diante de Shapovalov, cabeça de chave oito, em 6/3 6/4 tendo convertido dois aces contra 12 do canadense, que venceu 72% dos pontos jogados com seu primeiro serviço contra 78% de aproveitamento do espnahol.
Denis Shapovalov segue sem conseguir passar de uma semifinal em nível ATP. Esta foi a sétima oportunidade em que o canadense não conseguiu ser decisivo, mesmo como favorito.
Carreño, que nada tem a ver com isso, busca seu quarto título em nível ATP. Para isso enfrenta o embalado Alexander Bublik, que frustrou o qualifier sul-africano Lloyd Harris, 111º da ATP, após 1h27 com placar de 7/6 (6) 6/4 tendo disparado 21 aces contra quatro do sul-africano, que venceu 85% dos pontos jogados com seu primeiro serviço contra 89% de aproveitamento do cazaque.
Alexander Bublik está em sua segunda final em nivel ATP. Este ano, em julho, o tenista de 22 anos foi finalista no ATP 250 de Newport, nos Estados Unidos.
Bublik chegou a 94 aces em quatro partidas em todos o torneio.
Carreño e Bublik se enfrentaram apenas uma vez no circuito profissional, no piso rápido coberto de Moscou, na Rússia, em 2016 com vitória do espanhol.