A terça-feira é o dia das estreias dos favoritos e das favoritas na 35ª edição do Bahia Juniors Cup com presença em quadra do baiano Natan Rodrigues, atual campeão do torneio e número 109 do mundo. A rodada começa às 8h.
Natan fará o terceiro jogo do dia em torno das 10h30 no Clube Bahiano de Tênis, em Salvador, diante do qualifier Gustavo Camelo. Ano passado o tenista brilhou no local e levantou o troféu da terceira maior competição do país arrancando para ficar perto do top 40 mundial e disputar três Grand Slams em 2019 vencendo partida na chave principal de Wimbledon, o maior evento do mundo.
No meio desta temporada porém uma apendicite e problemas no intestino o fizeram perder mais de dois meses de eventos e o principal em seu calendário, Roland Garros e agora ele busca a recuperação.
"Muito bom poder estar de volta para buscar essa conquista. Sou o favorito aqui, mas jogo é jogado, não se ganha fora da quadra, só dentro. Tem bons concorrentes na chave como o João Loureiro que faz parte do Time Guga conosco, o uruguaio Francisco Llanes, entre outros. Me sinto bem preparado para jogar um bom torneio, mas é preciso jogar bem em quadra para ter chances", disse o baiano.
Um dos treinadores de Natan Rodrigues, o ex-top 100 profissional Thiago Alves destacou que o Bahia Juniors Cup será o resgate para o jovem de 17 anos: "Com certeza vejo o torneio aqui em Salvador como um resgate, coloquei isso para ele, resgate da confiança.Ele jogou os outros torneios como Wimbledon e US Open mesmo não estando tão confiante, mas falei que ele deveria ter ido, ganhar essas experiências nos Slams, vivenciando esse ambiente. Esse ano está sendo de grandes ganhos de experiência e aprendizado para ele. Nessa fase que ele está o mais importante é aprender para não errar no futuro. Ele ganhou aqui ano passado, jogando em casa no clube onde sempre esteve presente é importante para ele. Natan é bastante família então é bem especial."
A Bahia estará em quadra ainda com Gustavo Schwebel encarando Diogo Tinoco em torno das 12h. Ano passado em Salvador ele marcou sua primeira vitória exatamente no evento: "Trabalhando bem forte, treino aqui, gosto muito de jogar aqui no Bahiano, quadra rápida, me sinto bem e firme para ir bem no torneio. Quanto mais gente vier, melhor, eu gosto seja torcida a favor ou contra, tem energia a mais". Luis Cupertino encara Gabriel Generoso. Ainda nos baianos, só que nas meninas, Maria Menezes encara Lorena Castellanos às 9h30 e Julia Cantalino enfrenta a brasileira Ana Candioto no mesmo horário.
Entre as meninas favoritas, a uruguaia Guillermina Grant estreia diante da brasileira Ana Rodrigues. A argentina Juana Larranaga, segunda pré-classificada, mede forças contra a brasileira Beatriz Verdial.
Gêmeas japonesas pupilas de Gabe Jaramillo estreiam com vitória
Nascidas em Nagoya, no Japão, as gêmeas japonesas de apenas 14 anos, Mia Mushika, cabeça de chave 3, e Mao Mushika, sexta favorita, estrearam com vitória nesta segunda-feira em que a chuva deu o ar da graça interrompendo a programação seguidas vezes. Mia derrotou a carioca Valentina Torres por 6/2 6/4 e enfrenta a brasileira Maria Oliveira enquanto que Mao derrotou a brasileira Helena Silva por 7/5 6/0.
Mia e Mao começaram a jogar tênis aos 5 anos de idade e se mudaram para a Flórida onde treinam no Club Med com Gabe Jaramillo, renomado treinador que já trabalhou com nomes como Maria Sharapova, Andre Agassi, Pete Sampras, todos ex-número 1 do mundo, além do japonês Kei Nishikori.
Elas fazem uma gira pela América do Sul onde cada uma venceu um torneio ITF mundial no Chile e vem crescendo no ranking. Mio começou o ano em torno das 1000 no ranking e já está no top 300 enquanto que Mao entrou no top 500: "Nós queremos ser profissionais e estamos treinando para isso", disse Mao que tem olhos nos grandes eventos para 2020: "Nosso objetivo é estar nos Grand Slams ano que vem, para mim terminar 2019 entre as 200 melhores seria bom".
As duas ainda não tiveram tempo de visitar Salvador, mas vieram para a cidade também provar um pouco da culinária local: "Não visitamos a cidade ainda, só treinamos e jogamos, mas viemos aqui também pelo que falaram do Açaí, provei e gostei", apontou a jogadora que ainda não provou o acarajé baiano.
Ainda no feminino a sétima favorita, a tenista de Niterói (RJ), Isabela Mercante, marcou 6/3 7/6 (7/4) sobre Maria Mauad, a filha do craque do futebol Alex, que jogou pelo Flamengo, Palmeiras, Cruzeiro, Coritiba e Fenerbace, da Turquia. Ela encara a boliviana Gabriela Flores pelas oitavas de final.
Nos 16 anos destaque para a baiana Luana Paiva, campeã em 2017 nos 12 anos e vice-campeã nos 14 ano passado, estreia nesta segunda-feira diante da brasileira Marina Monzillo a partir das 8h30 no Clube Espanhol, que abrigará alguns jogos da categoria e dos 14 anos da competição.
A competição tem tradição de revelar grandes nomes do tênis nacional. Por ela já passaram nomes como Gustavo Kuerten, Fernando Meligeni, André Sá, o ex-número 1 do mundo de duplas, Marcelo Melo, Teliana Pereira e mais recentemente João Menezes, em 2012, tenista que desponta esse ano no profissional sendo 210 do mundo e com a conquista da Medalha de Ouro dos Jogos Pan-Americanos em Lima, no Peru, e vaga nos Jogos Olímpicos de Tóquio, no Japão. Outros fortes nomes recentes são Thiago Wild, campeão de 2017 e que ano passado venceu o US Open juvenil, feito histórico para o tênis brasileiro e que vem crescendo no ranking profissional estando entre os seis melhores do país e 350 do mundo.
Resultados Segunda-Feira (23/09):
18 Anos - Torneio Mundial ITF
Quadra 1
8h - Mio MUSHIKA (JPN) [3] 6/2 6/4 Valentina TO RRES DA SILVA (BRA)
9h - Mao MUSHIKA (JPN) [6] 7/5 6/0 Helena RAMOS ROCHA E SILVA (BRA)
Joao Eduardo SCHIESSL (BRA ) 6/1 6/2 Breno FERREIRA MARQUES (BRA)
Em andamento - Gustavo Datto MARTINS (BRA) v s. Lucius SOLLER (BRA)
Quadra 2
Maria Luisa OLIVEIRA (BRA) 6/4 6/1 Stefany STEMMER (BRA)
Carolina LIMA DE OLIVEIRA (BRA) 7/5 1/6 6/2 Marjorie SOUZA (BRA)
Lorenzo ESQUICI (BRA) v s. Ezequiel MONFERRER (A RG) [6]
Em andamento - Joao SASSO (BRA ) vs. Ian PESSOA CRUZ (BRA ) [8]
Quadra 3
Gabriela CORTES FLORES (BOL) 6/4 6/2 Clara PENIDO (BRA)
Alexia HARMON (USA) 6/2 6/0 Vitoria BARANDAS (BRA)
Nicolas ZANELLATO (BRA ) [3] 6/2 6/4 Guilherme TORESAN (BRA)
Em andamento - Pedro FRANCA (BRA ) vs. Henrique FUKUSHIMA (BRA )
Quadra 4
Isabela ALVAREZ MERCANTE (BRA) [7] 6/3 7/6 (4) Maria Eduarda MAUAD (BRA) v s.
9h - Isabel OLIVEIRA (BRA ) [4] 6/2 6/1 Nicole Roberta SERRAGLIO (BRA)
Victor SKLENKA (CZE) 6/2 6/4 Antonio SASSO (BRA)
Em andamento - Matheus COSTA PAIVA (BRA) v s. Francisco LLANES (URU) [4]
Resultados 16 anos - 1ª Rodada
Victor Alves (BRA) [1] 6/0 6/3 Vitor Gonçalves (BRA)
Luis Felipe Miguel (BRA) [3] 6/1 7/5 Felipe Biscaro (BRA)
Gabriel Resende (BRA) [6] 6/4 6/4 Gustavo Del Porto (BRA)
Kauã dos Santos (BRA) 6/1 6/0 Lucas Luciano (BRA)
Bruno Araújo (BRA) 6/4 6/4 Marco Silveira (BRA)
Henrique de Brito (BRA) 7/5 6/1 Victor Pimenta (BRA)
Enzo Feitosa (BRA) 6/2 6/2 João de Souza (BRA)
Ryan dos Santos (BRA) 6/1 6/2 Marcelo Brocchi (BRA)
Resultados 14 Anos - 1ª rodada
José Pereira (BRA) 6/0 6/0 Thomas Costa (BRA)
André Castro (BRA) 6/1 6/3 João Sousa (BRA)
Otavio dos Santos (BRA) 6/2 6/3 Bruno Varella (BRA)
Victor Braga (BRA) 6/3 5/7 6/4 Jacopo Fiorini (BRA)
Gabriel Godoy (BRA) 7/5 6/4 Gal Bar (EUA)
Luana Paiva (BRA) [1] 6/3 6/0 Marina Monzillo (BRA)
Ana Ramos (BRA) 6/0 6/0 Gabriella Gagliardi (BRA)
Luiza Esteves (BRA) 2/6 6/1 6/3 Isabela De Nadai (BRA)
Karoline de Oliveira (BRA) [2] 6/0 6/2 Daira Miranda (BRA)
Catarina Melleiro (BRA) 6/1 6/0 Sophia Soares (BRA)
Programação Terça-Feira (24/09):
Quadra 1
8h - Guillermina Grant (URU) [1] x Ana Rodrigues (BRA)
Maria Menezes (BRA) x Lorena Castellanos (BRA)
10h30 - Gabriel Generoso (BRA) x Luis Cupertino (BRA)
Gustavo Schwebel (BRA) x Diogo Tinoco (BRA)
Duplas a partir das 14h
Quadra 2
8h - Beatriz Verdial (BRA) x [2] Juana Larranaga (ARG)
Julia Cantalino (BRA) x Ana Candioto (BRA)
10h30 - [1] Natan Rodrigues (BRA) x Gustavo Camelo (BRA)
[7] Joaquim de Almeida (BRA) x Victor Flores (BOL)
Duplas a partir das 14h
Quadra 3
8h - [5] Namie Isago (BRA) x Maria de Oliveira (BRA)
Camilla Fonseca (BRA) x Miyu Yabuta (JPN)
10h30 - Gulherme Zotin (BRA) x Lucas Zancheta (BRA)
João Duleba (BRA) x José Neto(BRA)
Duplas a partir das 14h
Quadra 4
8h - Amanda de Oliveira (BRA) x Maria Arteaga (COL)
[8] Sofia Mendonça (BRA) x Luiza Parreira (BRA)
10h30 - [5] Gustavo Madureira (BRA) x Richard Gama (BRA)
[2] João Loureiro (BRA) x Guilherme da Mata (BRA)
Duplas a partir das 14h
O 35º Bahia Juniors Cup tem o patrocínio do Governo do Estado da Bahia através da Setre - Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte e conta com os apoios da Gatorade, Peugeot, Wilson, Clube Espanhol, Performance Pisos e Reveste Bege.