De maneira surpreendente, o jovem finlandês Emil Ruusuvuori, 163º do ranking da ATP, superou o austríaco Dominic Thiem, quinto da ATP, e empatou o confronto entre as duas nações válido pela final do Grupo 1 da Copa Davis.
Em ascensão no circuito profissional, Ruusuvuori precisou de 1h08 para fechar o placar em 6/3 6/2 tendo convertido três aces contra seis do austríaco, que cometeu seis duplas-faltas contra uma do finlandês, que venceu 71% dos pontos jogados com seu primeiro serviço contra 70% de aproveitamento de Thiem, que finalizou a partida somando 45 pontos diante de 67 do jovem.
Número 1 da equipe do capitão Jarko Nieminen, Ruusuvuori venceu suas duas partidas de simples, tendo superado nesta sexta-feira o número dois da Áustria, Sebastian Ofner, também sem ceder sets.
Com o confronto empatado em dois a dois, a decisão da vaga no qualificatório para o Grupo Mundial da Davis em 2020 será definido no confronto entre Dennis Novak e Harri Heliovaara.
Quem é Ruusuvuori
Emil Ruusuvuori tem na temporada 2019 dois títulos em nível ITF US$ 25 mil e dois em Challenger, com destaque para o mallorca Open, realizado na academia do espanhol Rafael Nadal, que esteve ano teve uma chave forte e que superou na grande final o experiente italiano Matteo Viola com direito a pneu. Viola foi o algoz de Andy Murray no torneio espanhol.
O finlandês é treinado pelo italiano Federico Ricci, ex-IMG Academy, que atualmente trabalha na academia de Nieminen. Com o italiano, o jovem conquistou da primeira semana do ano ascensão de 222 posições no ranking da ATP, com o detalhe de que mesmo iniciando a temporada como 385º do mundo, Ruusuvuori chegou a cair para fora do top 400 no decorrer do ano.
Confira o match-point:
La #CopaDavis y esa magia que todo lo puede... ¡Ruusuvuori venció a Thiem! Un triunfo épico del Nº 163 del planeta contra el Nº 5 por 63 y 62.
— Copa Davis (@CopaDavis) September 14, 2019
🇫🇮2⃣🆚2️⃣🇦🇹 pic.twitter.com/k28798uCXF