A equipe de comunicação da ATP organizou um vídeo especial com levantamento de declarações históricas, depoimentos recentes e imagens de jogos incríveis que compõem as principais rivalidades da história do esporte.
O especial começa com a frase "Temer ninguém, mas respeitar todo mundo" e inicia-se com a rivalidade entre o norte-americano John McEnroe e o sueco Bjorn Borg. "Bjorn Borg foi um dos maiores atletas contra quem joguei", resume McEnroe.
Na sequência, a grande rivalidade da década de 1990 entre os norte-americanos Pete Sampras e Andre Agassi ganha espaço. "Era ótimo pra mim porque eu senti que ele fazia de mim um jogador melhor. Tipo: 'Tenho que adicionar isso ao meu jogo para superá-lo' e claramente ele me impulsionou como nenhum outro no circuito", diz Sampras em discurso recuperado da final do Masters 1000 de Indian Wells em 2001 onde foi vice-campeão.
"Eu tenho um carinho enorme por tudo que representamos um ao outro. Ele tirou de mim muitos títulos, muitas noites de sono,mas eu sou grato por isso e eu tenho um pós carreira ótimo por tê-lo tido em minha carreira", completa Agassi.
O vídeo segue com a rivalidade entre o sérvio Novak Djokovic e o suíço Roger Federer. "Eu acho incrível tudo o que Novak conquistou em sua carreira, porque cada um tem seu caminho para chegar ao topo e ele o fez de próprio modo. Nunca é fácil, tendo chegado ao topo, manter-se nele e ele tem conseguido isso", declarou o suíço. Em discurso retomado da final do ATP Finals de 2012, Djokovic declara: "É sempre um desafio e um prazer jogar contra você".
Djokovic segue em pauta e o vídeo apresenta sua rivalidade com o espanhol Rafael Nadal, que declarou durante a cerimônia de premiação do Masters 1000 de Monte Carlo em 2012: "Seu nível de tênis é sempre inacreditável e após sete vezes, obrigada por essa", brincou o espanhol que naquela partida havia encerrado uma sequência de sete derrotas consecutivas para Nole.
"É sempre um prazer enfrentar você. Pra mim você é o melhor jogador de todos os tempos, um grande amigo e desejo a você muita sorte", declarou o sérvio a Nadal na cerimônia de premiação de Indian Wells em 2011 vencida por Djokovic.
O vídeo finaliza com a considerada maior rivalidade de todos os tempos entre Federer e Nadal: "Ele fez a vida difícil pra mim. E eu tive um duro tempo para aceitar que ele seria meu rival", iniciou o suíço. O vídeo mostra a cerimônia de troféu do Masters de Miami em 2005, vencido por Federer numa batalha épica de cinco sets, e na qual a entrevistadora em quadra, a ex-tenista Mary Joe Fernandez questiona o suíço se Nadal, então com 18 anos, seria sem grande rival da carreira: "Eu não quero falar de futuro, mas esse cara...", respondeu e riu na sequência.
"Esta é uma combinação de dois estilos diferentes, o que faz deste jogo especial", analisa Nadal. "Sinto que esta rivalidade não pertence apenas ao mundo do tênis, pessoas fora do nosso mundo falam disso e isso é bom para nosso esporte", completa o espanhol.
O vídeo termina com uma frase de Federer: "Eu acho que você sempre precisa de alguém com quem possa ter uma rivalidade. Graças a Deus eu os tive".
Confira: