Dezenove títulos de Grand Slam, quatro no US Open, os números do espanhol Rafael Nadal são assustadores após a final contra Daniil Medvedev neste domingo. Ainda em quadra, o espanhol parabenizou a grandiosidade do adversário, que tirou a partida de suas mãos.
“Preciso parabenizar Daniil antes de tudo. O verão que ele teve foi um dos melhores que eu já vi desde que comecei a jogar esse esporte. Essa noite todos viram porque ele é o número quatro do mundo com apenas 23 anos de idade, parabéns, Daniil. A forma como ele foi capaz de lutar e mudar o ritmo da partida foi simplesmente incrível. Meus parabéns para você e ao seu time, boa sorte para o futuro e sei que vocês ainda terão muitas chances de vencer aqui”.
Durante cinco horas, o público novaiorquino empurrou o espanhol em um som ensurdecedor, algo que deixou o tenista bastante emocionado. “É muito difícil falar. Sem dúvidas foi uma das noites mais emotivas da minha carreira. O vídeo em minha homenagem, com todo o suporte do público, tudo maravilhoso. Normalmente eu deixo isso por último, mas quero agradecer muito todos nesse estádio pela energia absurda que vocês desprenderam a mim ao longo dessas duas semanas. É um prazer enorme jogar nesse estádio que, para mim, é o mais energético do mundo”.
Com a conquista, Nadal se iguala a John McEnroe como segundo maior vencedor do US Open na era aberta, atrás de Jimmy Connors, Pete Sampras e Roger Federer, cada um com cinco títulos.
“Isso tudo é muito importante para mim. Essa vitória significa muito, principalmente pela forma como as coisas se desenrolaram, tudo tão difícil. No fim os nervos estavam à flor da pele, pois eu tive a partida sob controle e a coisa ficou tão louca e foram cinco sets”, assentiu.
Por fim, o espanhol agradeceu à sua família de forma emocionada. “Gostaria de agradecer ao meu time. Eu não estaria aqui se não fosse por vocês e pela minha família. Vi no vídeo e vejo sempre vocês sofrendo por mim, sofreram hoje, e eu não tenho como agradecê-los o suficiente por tudo isso”.
E encerrou seu discurso garantindo uma certeza para os fãs ao redor do mundo: “Só mais uma coisa, espero ver todos vocês novamente ano que vem”.
Em coletiva de imprensa, Nadal seguiu sobre o futuro: "Com todos os problemas físicos que tive em minha carreira nunca se sabe qual sucesso pode ser o último. Sempre amei todo sucesso que tive como esse".