Em uma noite histórica, a jovem canadense Bianca Andreescu, 15ª do ranking da WTA, conquistou aos 19 anos de idade seu primeiro título do Grand Slam ao superar a multi-campeã Serena Williams, oitava da WTA. Andreescu repete feito histórico de Monica Seles.
Andreescu precisou de 1h39 para fechar com placar em 6/3 7/5 tendo convertido cinco aces contra nove de Serena, que cometeu oito duplas-faltas contra três da canadense, que cometeu 17 erros não-forçados contra 33 da norte-americana, que disparou 33 bolas vencedoras contra 18 da canadense.
Jogando seu quarto torneio do Grand Slam na carreira, Andreescu iguala o feito da sérvia Monica Seles que conquistou seu primeiro título do Grand Slam aos 17 anos, em Roland Garros 1990, naquela que era sua quarta participação em torneio do Grand Slam.
Andreescu é a primeira tenista na história do Canadá a conquistar um título de simples do Grand Slam. A jovem tenista é também a primeira a vencer o US Open na era profissional em sua primeira participação.
O jogo
A partida começou com a canadense trabalhando firme na devolução de saque na paralela, quebrou o saque da norte-americana no primeiro game, abriu 2/0 e foi administrando, confirmando melhor seus games de saque, mesmo com Serena Williams pressionando seu segundo serviço. No sétimo game, a norte-americana precisou salvar cinco breakpoints em dez minutos e seguiu buscando arriscar e acabou sendo quebrada no nono game após bela devolução da canadense.
Na segunda etapa, Andreescu abriu 2/0 com quebra no segundo game, mas viu a norte-americana devolver quebra na sequência, mas sem sustentar seu game de saque. Desta forma, Andreescu seguiu firme na devolução, conquistou duas quebras, fez 5/1 e sacando para a partida, viu Serena acelerar com backhand, salvar match-point, devolver uma das quebras e reagir. A norte-americana ainda quebrou o serviço da canadense de zero no nono game, empatou em 5/5, mas viu Andreescu reagir, confirmar seu game de saque e com bela devolução quebrou o serviço de Serena e ergueu a taça.