Rafael Nadal, número dois do mundo, continua firme em busca de seu quarto título do US Open. Na noite desta segunda-feira o espanhol venceu jogo difícil contra o croata Marin Cilic, 23º colocado, e garantiu vaga nas quartas de final.
O campeão de 2010, 2013 e 2017 superou o vencedor de 2014 por 3 sets a 1 com parciais de 6/3 3/6 6/1 6/2 após 2h48min na quadra central Arthur Ashe que viveu uma noite com umidade acima dos 80%.
Nadal alcança sua 61ª vitória em 72 partidas em Nova York e nona quartas de final no evento. Ele soma sua sétima vitória em nove jogos contra Marin, segunda em três em Slams contra o croata.
Rafa vai em busca da semifinal contra o baixinho argentino Diego Schwartzman, 21º colocado, que superou em quatro sets o alemão Alexander Zverev, sexto. Ele soma agora 40 quartas de final em Slams onde tem 18 títulos.
Nadal venceu todos os sete encontros entre eles, um deles em quartas de Slam, em Roland Garros em 2018 em quatro sets. Schwartzman jogará pela terceira vez esta fase de um Major e busca sua primeira semifinal.
O jogo
Com a torcida do golfista estrela Tiger Woods, Nadal começou o jogo pegando firme no saque e quebrou no sexto game para confirmar e fechar por 6/3. No segundo set Cilic passou a tomar o controle dos pontos, quebrou, abriu 4/1 e fechou sem sustos por 6/3.
A partir do terceiro set Nadal subiu nas devoluções de segundo saque, foi mais agressivo, conseguiu quebrar para abrir 4/1 e Cilic passou a cometer duplas-faltas em momentos chave e foi quebrado novamente. Não foi diferente no quarto set. Nadal abriu 4/0 e Cilic custou para fazer seu game. No 5/2 30 iguais um ponto sensacional com passada no forehand por fora da rede incendiou o público e depois só concluiu com winner de forehand cruzado para vibrar muito.
Veja o pontaço no fim de Nadal:
OMG(🎥@Eurosport_RU ) pic.twitter.com/ES9TDeMi25
— doublefault28 (@doublefault28) September 3, 2019