O título em Roland Garros para a australiana Ashleigh Barty mudou substancialmente a configuração do top 10 da WTA e colocou a tenista em posição de pressionar a número 1, Naomi Osaka. Sem defender título, Simona Halep cai.
Melhor tenista do ano, Barty ganhou seis posições no ranking e é a número dois do mundo atrás de Osaka por apenas 136 pontos.
Já a vice-campeã do torneio, a jovem tcheca Marketa Vondrousova, de apenas 19 anos, ganhou 22 posições na WTA, e fez sua estreia no top 20 como a 16ª da WTA.
Com a ascensão de Barty e queda precoce na segunda rodada em Roland Garros, a tcheca Karolina Plsikova perdeu uma posição e é a terceira do mundo.
Defensora do título em Paris, a romena Simona Halep caiu cinco posições e é a oitava do mundo. Defensora do vice-campeonato, a norte-americana Sloane Stephens também descartou pontos e com isso perdeu duas posições sendo a nona do mundo.
Sensação do torneio, a norte-americana Amanda Anisimova, de apenas 19 anos, somou pontos de ter alcançado a semifinal e subiu 25 colocações do ranking da WTA sendo a 26ª. Outra surpresa na chave, a polonesa Iga Swiatek, quadrifinalista em paris, ganhou 37 posições e é a 67ª do mundo.