A nova quadra Simone Mathieu viu Juan Martin Del Potro agonizar a partir do quinto game de jogo contra o canhoto japonês Yoshihito Nishioka, mas o argentino foi raçudo e mesmo aos trancos e barrancos venceu batalha de 3h46 para garantir vaga na terceira fase de Roland Garros.
Del Potro superou o asiático 72 do mundo por 3 sets a 2 com parciais de 5/7 6/4 6/2 6/7 (7/5) 6/2.
O natural de Tandil,semifinalista do ano passado e nono do ranking, abriu 3/1 e teve chances de ampliar a contagem. Seu peso de bola era bem superior ao do adversário, mas a perna começou a doer, o semblante de Delpo mudou rapidamente, Nishikori devolveu a quebra, passou a frente e colocou 5/3. Só que o asiático não fechou mesmo com o sul-americano mal chegando nas bolas mais anguladas. Permitiu o empate em 5/5 e conseguiu fechar por 7/5.
Delpo pediu atendimento mais de uma vez, botou uma atadura no joelho esquerdo, seguiu adiante e saiu quebrando no segundo set. O jogo mudou, Delpo passou a comandar as ações, venceu o segundo e terceiro sets. Quando caminhava para fechar em quatro, permitiu que Nishioka igualasse e levasse ao quinto. No decisivo o argentino voltou a mostrar seu melhor tênis, quebrou duas vezes e fechou com ponto de paciência até o winner no forehand. Ele vibrou muitoe deu um abraço caloroso no oponente.
Na terceira fase, a Torre de Tandil pega o australiano Jordan Thompson, 69º, que passou pelo croata Ivo Karlovic, 94º e de 40 anos, por 6/3 6/4 6/7 (7/2) 6/3. Os dois jamais se enfrentaram.