O jovem canadense Denis Shapovalov, 22º do ranking da ATP, imputou a quarta derrota consecutiva ao espanhol Pablo Carreño Busta, 43º, ao superá-lo pela estreia do Masters de Roma, na Itália, e agora desafia o número 1, Novak Djokovic.
Shapovalov precisou de 1h37 para fechar o placar em 6/3 7/6 (5) tendo convertido quatro aces contra dois do espanhol, que venceu 68% dos pontos jogados com seu primeiro serviço contra 70% de aproveitamento do canadense, que venceu nos detalhes.
Em um jogo parelho, Shapovalov teve um início mais agressivo, bem na devolução conquistou quebra de saque no quarto game, abriu 4/1 e administrou. Já no set seguinte, a partida foi equilibrada, com os dois tenistas tendo chance um no saque do outro, mas sem efetividade a disputa foi para o tiebreak, onde o canadense errou menos.
Esta foi a quarta derrota consecutiva de Carrenño Busta desde que retornou ao circuito após se recuperar de uma lesão no punho. O espanhol não vence uma partida desde janeiro, quando alcançou oitavas de final do Australian Open.
Shapovalov segue no torneio e encara Djokovic pela segunda vez no circuito profissional. Neste ano, os dois se enfrentaram no piso rápido do Australian Open, com vitória do sérvio em quatro sets.