O ex-top 7 e atual 38º do mundo, o espanhol Fernando Verdasco, não teve vida nada fácil pela estreia do Masters de Roma, na Itália, e precisou virar a partida contra o britânico Kyle Edmund, 27º, que chegou a sua quinta derrota consecutiva.
Verdasco lutou por 2h24 para fechar o placar em 4/6 6/4 6/2 tendo disparado cinco aces contra quatro do britânico, que cometeu o mesmo número de duplas-faltas contra três do espanhol, que venceu 73% dos pontos jogados com seu primeiro serviço contra 67% de aproveitamento do britânico.
Em um jogo tenso e de pontos longos, Edmund conquistou a quebra na única chance do primeiro set no décimo game e entrou confiante no segundo set, onde abriu 4/1 com quebra no quarto game, mas parou diante da variação do espanhol, que mudou o ritmo do jogo e virou o set com quebras no sétimo e nono game.
No set decisivo, Verdasco entrou decidido a fechar a partida rapidamente e diante de um rival com a confiança abalada abriu 5/0 com quebras no primeiro, terceiro e quinto games, foi quebrado sacando para a partida no sexto game, tendo forçado muito o saque, mas administrou e fechou o placar.
Na segunda rodada do torneio, o espanhol encara o austríaco Dominic Thiem, cabeça de chave cinco, que estreia de bye na primeira rodada.
Esta foi a quinta derrota consecutiva de Edmund, que não vence desde a segunda rodada do ATP de Marrakesh, no Marrocos, em abril.