O vice-presidente da federação alemã de tênis, Dirk Hordoff disparou críticas ao novo formato de distribuição de pontos no ranking mundial por parte da Associação dos Tenistas Profissionais (ATP) e isentou o associação.
Hordoff trabalha no corpo administrativo da ATP e entregou o conflito de interesses entre ATP e Federação Internacional de Tênis (ITF) a respeito dos dados de confrontos no chamado 'circuito de transição', no qual se converteram os torneios ITF.
Dirk Hordoff, que também é um dos críticos ferrenhos às mudanças na Copa Davis, utilizou seu Facebook pessoal para escrever sobre:
"O CEO da ATP, Chris Kemode, deixou claro em sua declaração na reunião do ATP Tournament Meeting (comitê que compõe os torneios em nível ATP):
"A ATP nunca teve o intuito de não dar pontos no ranking para os torneios do Circuito de Transição, antigo circuito Futures. A única condição para dar os pontos era que não se fosse vendido dados para as empresas de apostas, como foi sugerido pelo Painel Independente, que foi instalado por todos os sete órgãos governamentais do Tênis.
A ITF decidiu vender os dados e não dar os pontos nestes torneios".