Disputando sua primeira final como profissional, o atleta do Instituto Tennis Route, Gilbert Klier Junior, acabou ficando com o vice-campeonato na final do ITF M15 de Monastir, na Tunísia, no piso duro. Ele perdeu para o anfitrião Skander Mansouri.
A derrota de Klier, que tem 18 anos de idade, veio com as parciais de 7/5 6/1, o deixando com o vice no primeiro evento de sua debutante temporada completa atuando neste nível. Durante a campanha na semana, chegou a vencer o italiano Andrea Pellegrino, principal favorito, nas quartas de final.
Vale lembrar que, em 2018, no seu último ano como juvenil, ele foi medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos da Juventude, em Buenos Aires (Argentina), fez quartas em Wimbledon e chegou a ser o 10° melhor da categoria.
Esta competição e as outras que também têm premiações de US$ 15 mil não valem mais pontos para a tabela da ATP, mas sim para o recém-criado ranking da Federação Internacional de Tênis (ITF). Klier aparece apenas no 1.243º lugar da nova lista, mas subirá na classificação com os 60 pontos conquistados em solo tunisiano.