Após duas primeiras rodadas com partidas indo ao quinto set, o japonês Kei Nishikori, nono do ranking da ATP, finalmente conseguiu ter uma apresentação relativamente tranquila ao superar o Português João Sousa, 44º, em 2h04 de partida.
Oitavo favorito da chave, Nishikori fechou o placar diante de Sousa, que também vinha de duas rodadas decididas em cinco sets, em 7/6 (6) 6/1 6/2 tendo convertido três aces contra nove do tenista lusitano, que cometeu 28 bolas vencedoras contra 22 da japonês, que disparou 34 bolas vencedoras contra 21 de Sousa.
A partida começou com o japonês abrindo com quebra, mas se equilibrando na disputa com o rival, que devolveu a quebra no quarto game e a disputa seguiu equilibrada para definição no tiebreak. Ali, o japonês errou menos e levou a melhor.
O português sentiu o revés da derrota no primeiro set, e passou a errar mais, vendo o japonês vencer cinco games em sequência com quebras no quarto e sexto games.
No intervalo para o terceiro set, João Sousa pediu atendimento para o posterior da coxa, recebeu massagem no local, mas abriu o set ainda errático, foi quebrado nos primeiro e terceiro games, viu Nishikori abrir 4/0 e administrar.
Jogando as oitavas de final do Australian Open pela sétima vez, Nishikori aguarda pelo vencedor do duelo entre o espanhol Pablo Carreño Busta e o italiano Fabio Fognini.