Nascido em Aquidauana, no interior do Mato Grosso do Sul, Antonio de Oliveira Jadir é mais um case de ex-jogador de futebol que migra para o tênis após a aposentadoria. E aos 72 anos ele tem muita história para contar. Jogou contra o maior de todos os tempos, Pelé, e ainda outras grandes figuras do futebol na década de 60 como Adhemir Da Guia e Dudu. Nesta semana disputa a 33ª edição do Seniors Internacional de tênis de Porto Alegre - Copa Yone Borba Dias,e já ostentou ser o líder do ranking brasileiro há cinco anos.
Jadir migrou para Campo Grande (MS) em 1958, começou no futebol aos 14 anos e jogou profissionalmente até os 26, de 1962 até 1971. Sempre pelo Comercial da capital sul matogrossense. E na equipe teve a oportunidade de enfrentar o Santos e o Rei do futebol em 1964 quando tinha apenas 18 anos. Sua equipe perdeu de 4 a 1, mas o que ficou na memória foi estar ao lado do Rei onde guarda com carinho em seu arquivo pessoal e em seu celular uma foto.
"Praticamente só tenho lembranças do futebol, a legião de amigos que tenho em Campo Grande todos oriundos do futebol, e oportunidade de andar com estrelas máximas, Pelé, Gerson, Djalma Santos, todas as feras que jogaram as Copas de 58, 62 e 66 eu tive a oportunidade de jogar contra . Só boas recordações", lembra o meio-campista contando os detalhes daquele amistoso contra a equipe santista que recentemente havia sido bicampeã mundial: "O jogo contra o Santos e o Pelé foi só emoção. Em Campo Grande não tinha o Morenão ainda, era outro estádio no centro da cidade, foi o evento do ano a presença do Santos em 1964. Pelé com as estrelas todas, a cidade parou, estádio super lotado, muita gente pendurada para ver o jogo. Hoje tenho amigos que me escrevem mesmo como torcedores falando da emoção da época, são boas recordações."
"Pelé primeiro fisicamente, você via que era uma potência, o corpo, a musculatura, ele guinava para um lado e para o outro, depois da primeira não dava mais para alcançar. Nós fizemos o primeiro gol no Santos. Vagarosamente o Pelé foi para a rede pegou a bola, sorrindo, pensando que aquilo não era nada. Depois ele fez dois gols, iguaizinhos colocando na frente e chutando cruzado, o Santos ganhou de 4 a 1 da gente, pelo menos fizemos um golzinho, foi festa, fogos".
Antonio Jadir lembra outro amistoso de sua equipe contra o Palmeiras onde teve a oportunidade de fazer um gol no goleiro Valdir que tempos depois se tornou treinador de goleiros da Seleção Brasileira. Ele atuou contra dois outras crauqes, Ademir da Guia e Dudu: "Perdemos de 2 a 1 e eu tive a felicidade de fazer um gol. Contra o Valdir, que depois foi treinador de goleiros da seleção brasileira, bati um pênalti e fiz um gol nele, lembranças boas que tenho, Palmeiras na época tinha o Ademir da Guia e Dudu. Ademir tinha um estilo diferente, de passadas largas, ele e Dudu dois craques".
Campeão cinco vezes do Estadual com o Comercial em 1964, 1965, 1967, 1968 e em seu último ano de carreira, em 1971, Jadir só lamenta ter desperdiçado uma chance no futebol. Chegou a treinar um período no Botafogo comandado por Zagallo: "Na época que o Zagallo estava no Botafogo treinando, passei um mês no Rio, mas o time estava viajando e eu estava de férias, trabalhava também em um banco particular, não quis perder minhas férias, larguei meus compromissos profissionais e os treinamentos e perdi a chance de jogar no Botafogo. Na época o Zagallo era o treinador, despontou o Afonsinho, ele repetia que queria ver Jadir e Afonsinho no meio-campo do Botafogo, mas eu não tive a paciência de aguardar o time do Botafogo que estava em excursão e fui embora".
Em 1971 passou em um concurso público e se mudou para trabalhar no Banco do Brasil em Cabo Frio. Fez a opção por ter uma vida mais segura financeiramente focando na família. Ele sente saudades e vez ou outra bate sua bolinha na Região dos Lagos do Rio de Janeiro, mas em 1995 descobriu o tênis através de um amigo de Campos dos Goytacazes (RJ) e não parou mais. Fez cursos, virou professor e desde 2004 viaja o circuito seniors da Federação Internacional de Tênis.
"Em 2013 terminei primeiro do Brasil na categoria de simples e duplas fui premiado no evento de fim de ano da CBT com presença dos melhores profissionais do país como Thomaz Bellucci, Rogério Dutra Silva, entre outros, foi muito bacana. O mais legal do circuito Seniors, além da sensação de competir, o esporte traz um ciclo de amizades. Onde você chega, o número de amigos que você reencontra. É festivo, isso é gratificante. Esse foi sempre um dos maiores torneios do mundo . Enquanto Deus permitir eu seguirei jogando. E essa competição em Porto Alegre é uma das maiores do mundo", finaliza Jadir que não vê a hora de preparar seu calendário para viajar e jogar em 2019.
Gaúcho vai à semi contra favorito nos 50 anos. Mineiro número 3 do mundo decide o título nos 40
O gaúcho Marcelo Krebs teve seu jogo no período da tarde interrompido pela forte chuva que caiu na capital gaúcha, mas isso não impediu sua vaga na semifinal com triunfo sobre o chileno Alejandro Herreros por 6/4 6/1. Ele vai encarar agora o principal favorito na categoria 50 anos, o chileno Gabriel Kreymer que passou pelo brasileiro Flavio Moura por 6/1 6/0. Na outra semifinal, o paranaense Marco Silva, segundo pré-classificado, desafia o chileno Francisco Mehech.
Nos 40 anos masculino e final será brasileira entre o mineiro terceiro do mundo, Felipe Miana, e Marcelo Portella. Depois de estrear com virada, Miana passou sem sustos sobre o brasleiro Marco Vassami por 6/2 6/1 enquanto isso Portella derrotou Thiago Sanches por 6/0 6/2: "Hoje foi mais tranquilo do que na estreia, a final será pauleira, Marcelo joga muito bem, foi juvenil no tênis, tem talento, vou precisar mexer bem a bola para buscar esse título".
O sábado terá ainda as semifinais dos 45 anos masculino com presença dos gaúchos Mathias Epifanio, cabeça de chave 1, encarando Beno Bucker Filho, e Miguel Kelbert medindo forças diante de Marcelo Ferreira. No feminino 50 anos, a ex-número 1 e quinta do ranking, Simone Vasconcellos, de Santos (SP), decacampeã do evento, pega a lituana Valdone Povilioniene enquanto que Lilian Sooma desafia a principal favorita, a peruana Tita Zea, segunda do ranking. Nos 55 masculino os brasileiros tentam desbancar o grego número 1 do mundo, Konstantinos Effraimoglou. O europeu encara Helio Ferreira numa das semis e o cabeça de chave 2, Ricardo Tomb, enfrenta Vitorio Santos em duelo nacional.
Nos 70 anos a disputa promete ser forte nas semifinais com o favorito, o boliviano Ramiro Benavides encarando o lituano Petras Vozbutas e o colombiano naturalizado espanhol Jairo Velasco medindo forças contra o austríaco Johannes Muhelemburg. Benavides e Velasco fizeram parte da Copa Davis.
O dia terá mais uma final importante nos 65 anos masculino com o argentino Carlos Boidi enfrentando o colombiano radicado no Brasil, Javier Restrepo. Restrepo, que também jogou Copa Davis, derrotou de virada o segundo favorito, o brasileiro Galba Couto por 5/7 6/1 6/0 enquanto que Boidi passou pelo espanhol Ramon Rojo.
Os jogos largam a partir das 9h.
A 33ª edição do Seniors Internacional de tênis de Porto Alegre - Copa Yone Borba Dias tem a presença de 224 atletas de 20 países sendo 24 do top 10 e quatro liderando o ranking. Além do Brasil, estão representados jogadores da Áustria, Jordânia, Costa Rica, Chile, Argentina, Holanda, Lituânia, Peru, Espanha, Itália, Colômbia, Alemanha, EUA, Grécia, França, Canadá, Austrália, Uruguai e Bolívia dos 35 até os 88 anos de idade.
O torneio vai até o próximo domingo, dia 2 de dezembro com partidas começando sempre às 9h e com entrada gratuita.
Serviço:
Onde: Associação Leopoldina Juvenil
Endereço: Rua Marquês do Herval, 280 - Moinhos de Vento, Porto Alegre - RS
Torneio tem início todos os dias às 9h com jogos até o período da noite.
Finais no domingo a partir das 9h
Entrada gratuita ao público
Resultados desta Sexta (30/11):
MS60 SF Roberto MARCOLLA CALVET (BRA) [4] 6/3 6/4 Amadeu FACANHA (BRA) [2]
MS85 John POWLESS (USA) 6/2 e desistência Nilo MOREIRA (BRA)
WS80 Maria CARRERA (PER) 6/2 6/2 Ilca NOGUEIRA SILVA (BRA)
WS70 QF Ana-Maria ARIAS (CHI) 6/3 2/6 6/1 Marilena M MENDES (BRA)
WS70 QF Alena KLEIN (GER) [2] 6/3 6/2 Bernadete VIANA DOS SANTOS (BRA)
WS75 Christa COELHO (BRA) [1] 6/0 6/1 Elfrieda ZARLING (BRA)
WS80 Teresinha De Jesus ACIOLY (BRA) [1] 6/1 2/0 abandono Maria Helena BARBOSA (BRA) [2]
MS60 SF Carlos BEHAR (COL) [1] 6/1 6/4 Eduardo Augusto IZOLDI (BRA) [3]
MS65 SF Javier RESTREPO (BRA) 5/7 6/1 6/0 Galba COUTO (BRA) [2]
WS70 QF Andiara GUIMARAES (BRA) 7/6 (8) 6/3 Ivone Alves FERRARI (BRA)
WS70 QF #1 Leyla MUSALEM (CHI) [1] 6/0 6/2 Sandra LIBMAN (BRA)
MS80 Klaus-Juergen KLEIN (GER) [1] 6/0 6/0 Claudio PENA (BRA)
WS65 Vera KLINGENSTEINER (BRA) [1] 6/0 6/0 Adivany SANTOS (BRA)
MS65 SF Carlos Daniel BOIDI (ARG) [1] 6/3 6/1 Ramon LOPEZ ROJO (ESP)
MS35 QF Adelmo EVANGELISTA (BRA) [1] 6/4 2/3 e desistência Jose cicero ANANIAS DA SILVA (BRA)
WS55 Dora ANER (BRA) [2] 6/1 1/0 e desistência Anita HOELTING (GER) [3]
WS60 Rosangela FRITELLI (BRA) [1] 6/0 6/2 Elizabeth Cecilio DRUMMOND (BRA)
WS60 Lucia Pekelman RUSU (BRA) 6/1 6/1 Ingrid Renate TRETESKI (BRA)
MS50 QF Francisco MEHECH (CHI) [3] 6/1 e desistência Alexandre Pires LOBO (BRA)
MS50 QF Marco SILVA (BRA) [2] 6/2 6/3 Gilso SANTOS (BRA)
WS55 Maria Clara Di Pietro LEWKOVITCH (BRA) 6/0 6/0 Carla GIUDICI (BRA)
MS35 QF Mario Enrico VENTRE (BRA) [2] 7/5 6/2 Rodrigo Antonio PAUL (BRA)
MS40 SF #13 Felipe Augusto MIANA (BRA) [1] 6/2 6/1 Marcelo VASAMI (BRA)
MS40 SF Marcelo PORTELLA (BRA) 6/0 6/2 Thiago Jose SANCHES (BRA)
WS35 Maria Claudia PONS MENTZ (BRA) 6/1 6/1 Layza FREITAS (BRA)
WS35 RR1 #2 Lorene MEZZOMO CALDEIRA (BRA) [1] 6/0 6/1 Maria Do Socorro GUIMARES OIVANE (BRA)
MS50 QF Gabriel KEYMER (CHI) [1] 6/1 6/0 Flavio MOURA (BRA)
MS50 QF Marcelo KREBS (BRA) [4] 6/4 6/1 Alejandro HERREROS (CHI) [7]
MS35 QF Gabriel Jose GERHARD (BRA) [3] 3/6 6/4 6/3 Alexandre ARAGON (BRA)
WS40 Silvina DELGADO (ARG) 6/0 6/0 Elen Rizia Mendes COSTA (BRA)
MS35 QF #10 Antonio Amaro da Silva FILHO (BRA) [4] 6/2 6/1 Sergio GIANNETTI (BRA)
Programação deste Sábado (01/12):
9h
MS75 SF #13 Jaime Rene PINTO BRAVO (CHI) [1] Jose Carlos SILVESTRE (BRA) [4]
WS80 RR3 #6 Maria Helena BARBOSA (BRA) [2] Maria CARRERA (PER)
MS75 SF #14 Caetano ORLANDO (BRA) Hayrton FERREIRA (BRA) [2]
WS75 RR2 #3 Christa COELHO (BRA) [1] Lilian Eisele PARDO (CHI) [2]
WS45 SF #14 Marcia Regina PELANDA (BRA) [3] Erika GONZALEZ CORNEJO (CHI) [2]
MS55 SF #14 Vitorio Xavier SANTOS (BRA) Ricardo Jean TOMB (BRA) [2]
10h
MS55 SF #13 Konstantinos EFFRAIMOGLOU (GRE) [1] Helio FERREIRA (BRA) [3]
WS70 SF #6 Ana-Maria ARIAS (CHI) Alena KLEIN (GER) [2] Not Before
MS70 SF #13 Ramiro Gonzalo BENAVIDES SARAVIA (BOL) [1] Petras VOZBUTAS (LTU) [3]
MS70 SF #14 Johannes MUEHLENBURG (AUT) [4] Jairo VELASCO RAMIREZ (ESP) [2]
MS65 Final #15 Carlos Daniel BOIDI (ARG) [1] Javier RESTREPO (BRA)
WS70 SF #5 Leyla MUSALEM (CHI) [1] Andiara GUIMARAES (BRA)
11h30
MS50 SF #30 Francisco MEHECH (CHI) [3] Marco SILVA (BRA) [2]
MS40 Final #15 Felipe Augusto MIANA (BRA) [1] Marcelo PORTELLA (BRA)
WS60 RR2 #3 Rosangela FRITELLI (BRA) [1] Ana Rita BATISTA (BRA) [2]
WS60 RR2 #4 Elizabeth Cecilio DRUMMOND (BRA) Ingrid Renate TRETESKI (BRA)
WS65 Final #1 Vera KLINGENSTEINER (BRA) [1] Diva Thereza Menechelli MENECHELLI (BRA) [2]
WS35 RR2 #4 Maria Claudia PONS MENTZ (BRA) Maria Do Socorro GUIMARES OIVANE (BRA)
12h30
MS45 SF #13 Matias EPIFANIO (BRA) [1] Beno BUCKER FILHO (BRA)
MS45 SF #14 Miguel KELBERT (BRA) [4] Marcelo Aires FERREIRA (BRA) [2]
WS50 SF #13 Tita ZEA (PER) [1] Lilian SOOMA (BRA)
WS50 SF #14 Simone VASCONCELLOS-CALVES (BRA) [3] Valdone POVILIONIENE (LTU) [2]
MS50 SF #29 Gabriel KEYMER (CHI) [1] Marcelo KREBS (BRA) [4]
WS40 RR1 #1 Silvina DELGADO (ARG) Luciana PAGNANO RIBEIRO (BRA)
14h
MS35 SF #13 Adelmo EVANGELISTA (BRA) [1] Antonio Amaro da Silva FILHO (BRA) [4]
MS35 SF #14 Gabriel Jose GERHARD (BRA) [3] Mario Enrico VENTRE (BRA) [2]
WS35 RR2 #3 Lorene MEZZOMO CALDEIRA (BRA) [1] Layza FREITAS (BRA)
WS45 SF #13 Carolina SCHUCK (BRA) Ana Claudia De VIEIRA (BRA)
MD60 Final #7 Carlos BEHAR (COL) / Ricardo GRUEBLER (CHI) [1] Roberto FRANCESCHINI (BRA) / Alberto LEWIS
15h
MD40 Final #7 MIANA, F+SANCHES, T or PORTELLA, M+TROVAO, Elias BORGES (BRA) / Andreas MENTZ (BRA)
MD50 Final #15 Alejandro HERREROS (CHI) / Gabriel KEYMER (CHI) CHAGAS COELHO, C+FERREIRA, H or CARVALHO
WD50 Final #3 Jaqueline Almaleh KOMPINSKI (BRA) / Fatima Lilian SOOMA (BRA) / Simone VASCONCELLOS
WD45 Final #7 GONZALEZ CORNEJO, E+SEPULVEDA, X or AMODEO DAIELLO, M+PEIXOTO, A or BRITTO
MD70 RR1 #1 Roberto GARDETTI NAZZARENO (ITA) / Jairo Johannes MUEHLENBURG (AUT) / Petras
16h
WS70 Final #7 MUSALEM, L or GUIMARAES, A ARIAS, A or KLEIN, A
MD35 Final #7 EVANGELISTA, A+GERHARD, G or SEIBLITZ, BADRA, F+ROVATI, O or FILHO, A+GIANNETTI, S
WD35 Final #3 BASTOS, M+DELGADO, S or GUIMARES OIVANE, FREITAS, L+PAGNANO RIBEIRO, L or COSTA,
MD65 Final #7 Ramiro Gonzalo BENAVIDES SARAVIA (BOL) / Galba COUTO (BRA) / Javier RESTREPO (BRA)
MD45 Final #3 Felipe MARTIN (CHI) / Rafael QUINTERO (COL) [1] Matias EPIFANIO (BRA) [2] / Miguel KELBERT (BRA)
Mais informações no site do evento - http://seniorsbrasil.com.br/ etapa2018/portoalegre/
A 33ª edição do Seniors Internacional de Tênis de Porto Alegre - Copa Yone Borba Dias tem o patrocínio da Melnick Even – Líder em Alto Padrão no Rio Grande do Sul, e conta com os apoios do Master Hotéis, NET Claro, Água Crystal, Rasen Bier e Roubadinhas. A organização e produção é da PROTENIS PROMOÇÕES ESPORTIVAS e BLEND FABRICANDO EXPERIÊNCIAS e o evento é oficializado pela Federação Internacional de Tênis, Confederação Brasileira de Tênis, Federação Gaúcha de Tênis e é realizado na Associação Leopoldina Juvenil.