O noticiário local da TV Globo no Distrito Federal contou neste sábado a história de Pablo de 9 anos, que vive com a avó numa casa simples na comunidade do Sol Nascente, maior comunidade carente do DF, improvisou uma quadra no quintal e sonha em ser tenista.
A comunidade, localizada em Ceilândia, é um longo caminho para o setor de clube sul, onde o garoto treina. "Eu acordo 4h20 (da manhã) arrumo o café, aí quando dá 10 para as 5h, eu acordo ele para tomar banho, tomar café e 5h20 a genet tá subindo", revelou a avó, Dona Brasilene, como começa o dia da família que depende unicamente de sua renda como diarista apenas duas vezes por semana para se dedicar aos treinos do neto.
Aos 6 anos de idade, o pequeno Pablo, fã de Roger Federer, passou a fazer parte do projeto do Centro Olímpico do Distrito Federal e logo foi selecionado junto a outras 15 crianças entre quase 5 mil crianças de todo DF para serem treinadas pelo Instituto Tênis, tendo o ex-tenista Carlos Chabalgoity como um de seus treinadores.
"O Pablo, mais do que o talento motor, o que sempre impressionou muito foi o desejo dele, a vontade", contou à repórter Carina Ávila, o agora treinador Carlos Chabalgoity.
Os treinos são em três dias das semanas e nos demais, Pablo improvisou uma quadra no quintal de casa, inclusive preparando uma rede com um tecido e dois pedaços de madeira.
A avó classifica como "surreal" o interesse do garoto por um esporte "tão difícil", mas conhecendo a realidade da comunidade simples onde vive não "mede esforços" para manter o neto ocupado e buscando o próprio sonho.
Confira o vídeo da reportagem completo: aqui.