O jovem australiano Alex de Minaur, 31º do ranking da ATP, e o grego Stefanos Tsitsipas, 15º, são dois dos quatro destaques do top 40 da ATP em relação a ganho de posições durante toda a temporada. Italiano e australiano se destacam.
Tsitsipas, que foi vice-campeão do Masters do Canadá e do ATP 500 de Barcelona e campeão no ATP de Estocolmo, abriu o ano como 91º da ATP somou pontos importantes e é 15º.
Já Alex de Minaur, de apenas 19 anos, começou o ano como 208º do mundo, nas duas primeiras semanas do ano fez semifinal em Brisbane e ficou com o vice em Sidney, foi ganhando espaço, foi vice-campeão nos Challengers de Valência e Subiton, campeão em Nottingham, e no circuito ATP vice no torneio de Washington e com isso subiu 177 posições e finalizou o ano às margens do top 3.
Uma das grandes estrelas da chave de Roland Garros onde foi semifinalista, o italiano Marco Cecchinato, de 26 anos, começou o ano como 109º e finalizou como 20º. No ano, Cecchinato foi campeão do ATP de Umag e somou uma escalada de 89 posições.
Fecha a lista de jogadores que mais ganharam posições no ranking e finalizaram a temporada no top 40 o australiano John Millan, de 29 anos, que abriu o ano como 129º e finalizou como 33º. No ano, Millman ficou com o vice-campeonato em Budaspeste e teve como destaque a campanha de quartas de final no US Open.