O suíço Roger Federer, terceiro do ranking da ATP, se reencontrou com as vitórias, após dar um susto no fãs ao cancelar treinamento nesta segunda-feira, dominou o austríaco Dominic Thieme o eliminou da disputa do ATP Finals.
Federer precisou de apenas 1h08 para fechar o placar em 6/2 6/3 tendo convertido quatro aces contra um de Thiem, que cometeu as três duplas-faltas e disparou 34 erros não-forçados contra 11 do suíço, que disparou nove bolas vencedoras contra 11 de Thiem.
A partida começou com Federer pressionando o austríaco e o forçando a salvar breakpoint já no primeiro game, conquistou a quebra no terceiro game, abriu 3/1, seguiu sólido e quebrou novamente no sétimo game após erros de Thiem e sacou para o set.
Na segunda etapa, o suíço saiu quebrando o saque de Thiem, fez 2/0 e muito sólido em seus games de saque, pressionou o rival até conquistar nova quebra no nono game, fechando a disputa.
Hexacampeão do ATP Finals, Roger Federer encara na terceira e última rodada da fase de grupos o sul-africano Kevin Anderson, que está invicto no grupo Lleyton Hewitt.
Disputando o Finals pela terceira vez na carreira, Thiem chegou a sexta derrota no piso rápido coberto de Londres, a segunda nesta edição e já não tem mais chances matemáticas de classificação.
Com esta vitória de Federer, o torneio londrino chegou a sua sexta partida de simples realizadas em 2018 e todas finalizadas em dois sets.