Segundo tenista mais velho da história a disputar o ATP Finals, o sul-africano Kevin Anderson, sexto do ranking da ATP, teve uma grande performance no piso rápido coberto da Arena O2 de Londres e superou o austríaco Dominic Thiem, oitavo, na estreia do torneio.
A primeira partida de simples, válida pela chave do Grupo Lleyton Hewitt, teve 1h49 de duração e o sul-africano fechou o placar em 6/3 7/6 (10) tendo disparado 13 aces, contra cinco de Thiem, que cometeu três duplas-faltas contra quatro de Anderson, que venceu 91% dos pontos jogados com seu primeiro serviço, tendo perdido apenas quatro pontos em todo o jogo neste fundamento, contra 80% de aproveitamento de Thiem.
Sólido do na saque, Anderson contou com apoio de toda a família presente ao torneio, e foi firme, conquistou a quebra trabalhando bem com forehand na paralela, no quarto game e forçou o austríaco a salvar três breakpoints no sexto game e dois setpoints no oitavo game, sendo forçado a sacar sólido para fechar o set.
Na segunda etapa, o ritmo e aproveitamento de Thiem subiu. O austríaco passou a sacar melhor e a forçar melhor na devolução. A disputa seguiu sem quebras e sem breakpoints e chegou ao tiebreak. Ali, o equilíbrio se manteve e Thiem salvou dois match-points, um deles com ace, e viu o sul-africano salvar seus dois setpoints, ambos com ace, para manter-se firme com forehand e fechar a partida.
Esta foi a sétima vitória de Anderson diante de Thiem, que curiosamente havia vencido os dois últimos encontros, este ano pela chave do Masters de Madri e do US Open.
Anderson lidera, por enquanto, o Grupo Lleyton Hewitt, que neste domingo terá ainda o confronto entre o suíço Roger Federer e o japonês Kei Nishikori.