Quatro brasileiros disputam, a partir desta segunda-feira, o Challenger de Lima, no Peru. Thiago Monteiro, Rogério Dutra Silva, Thomaz Bellucci e Guilherme Clezar lutam por pontos importantes no torneio no saibro e com premiação de US$ 50 mil mais hospedagem.
Segundo melhor do país, Rogerinho (149°) está na parte de cima da chave e pode encarar o paulista Thomaz Bellucci (252°) na segunda rodada. Para que esse duelo entre brazucas aconteça, Rogério precisa passar pelo cabeça de chave número três, o argentino Guido Andreozzi, 92°, e Thomaz superar o dominicano Jose Hernandez-Fernandez, 254°. Quem passar destes duelos, terá pela frente, possivelmente, o italiano Paolo Lorenzi nas quartas de final e o cabeça um do torneio peruano, o uruguaio Pablo Cuevas, 66° e ex-top 20, na semi.
Melhor tenista nacional no ranking, Monteiro, 114° colocado, é o cabeça de chave seis da competição e estreia contra o colombiano Santiago Giraldo (311°). Se vencer, Thiago certamente enfrentará, na próxima fase (oitavas de final), um atleta vindo do quali, já que dois jogadores vindo do classificatório se enfrentam na primeira rodada. Nas quartas, ele tem tudo para enfrentar o cabeça dois, o argentino Federico Delbonis (74°), seu algoz na semi do challenger de Campinas. Já na semifinal, os mais cotados para enfrentar o cearense são o boliviano Hugo Dellien, cabeça 8 e 116° do mundo, e o chileno Christian Garin, quarto favorito, 103° do ranking e campeão em Campinas.
O gaúcho Guilherme Clezar, 208° do mundo, também está na parte de baixo da chave e abre sua campanha contra o convidado japonês Kento Tagashira, que não possui ranking profissional. Na segunda fase, Garin pode aparecer em seu caminho.