Surpresa na chave do ATP de Eastbourne, na Inglaterra, o eslovaco Lukas Lacko, 94º do ranking da ATP, bateu com certa tranquilidade o italiano Marco Cecchinato, 31º da ATP e quarto favorito do torneio, e se garantiu na grande final da competição.
Lacko superou o principal favorito, o argentino Diego Schwartzman na segunda rodada do torneio e na sequência bateu o favorito local, Cameron Norrie, para chegar à semifinal onde precisou de 1h exata para fechar o placar em 6/3 6/4 tendo convertido nove aces contra sete do italiano, que venceu 76% dos pontos jogados com seu primeiros erviço contra 88% de aproveitamento do eslovaco, que perdeu apenas quatro pontos em todo o jogo neste fundamento.
Sólido no saque, com jogo de movimentação e entrando em quadra, Lacko conquistou a quebra no quarto game do primeiro set indo à rede, abriu 4/1 no placar e administrou. O eslovaco chegou a ter dois breakpoints no sexto game e não foi ameaçado.
Sem encarar um breakpoint sequer em todo o jogo, Lacko estava confiante e conquistou a quebra na primeira oportunidade que teve, no nono game para sacar firme para a partida.
Na grande final, o eslovaco encara o alemão Mischa Zverev, que bateu o cazaque Mikhail Kukushkin pelo placar de 7/6 (11) 6/4.
Esta será a primeira vez de Lacko numa final de torneio nível ATP em seis anos. O tenista eslovaco vai em busca de seu primeiro título de nível ATP, pois em 2012 foi vice-campeão no saibro do ATP de Zagreb, na Croácia.
Mischa Zverev, por sua vez, também busca seu primeiro título profissional em nível ATP, jogou duas finais na carreira, uma no piso rápido de Metz, na França em 2010, e o outro no saibro em Genebra, na Suíça, em 2017.