A belga Elise Mertens, 15ª do ranking da WTA, simplesmente atropelou a ex-top 10 e atual 57ª, a russa Svetlana Kuznestova, em partida válida pela segunda rodada do WTA Premier de Eastbourne, na Inglaterra. Jelena Ostapenko teve boa estreia.
Nona cabeça de chave da competição, Mertens precisou de 49 minutos para fechar o placar de sua estreia em um duplo 6/1 tendo convertido os únicos dois aces da partida e viu a russa cometer a única dupla-falta.
A disputa começou com as duas tenistas confirmando o saque e Mertens disparando com forehand e buscando a paralela para aplicar o 'pneu moral', vencendo seis games em sequência com quebras no terceiro, quinto e sétimo games.
Na parcial seguinte, Mertens abriu 3/0 com quebra no segundo game, voltou a ter quebra no sexto game e administrou.
Na próxima rodada a belga encara a bielorrussa Aryna Sabalenka, 45ª, que venceu de virada a sexta cabeça de chave, a alemã Julia Goerges, 13ª, pelo placar de 4/6 6/4 6/4.
Mertens e Sabalenka se enfrentaram apenas uma vez no circuito profissional, este ano, no saibro de Lugano, na Suíça, ea vitória foi da belga.
Outra favorita que venceu foi a letã Jelena Ostapenko, 12ª da WTA, que precisou de 1h27 para superar a estoniana Kaia Kanepi,44ª, por 6/3 7/5 tendo convertido quatro aces contra sete de Kanepi, que venceu 64% dos pontos jogados com seu primeiro serviço contra 71% de aproveitamento da letã. As duas tenistas cometeram cada uma cinco duplas faltas.
Na próxima rodada, Ostapenko aguarda pela vencedora da partida entre a holandesa Kiki Bertens e a romena Mihaela Burzanescu.