Número 36 do ranking de simples da WTA, a belga Elise Mertens chegou à decisão como cabeça de chave número dois em Monastir, no WTA 250 local. Só que ela sai campeã e após derrotar a principal favorita da organização, a italiana Jasmine Paolini (30ª).
O encontro de duas tenistas com a mesma idade, 27, e ranking próximo poderia ser mais equilibrado, mas Mertens sobrou tecnicamente neste domingo. O jogo, por exemplo, durou uma hora e dez minutos somente. O placar de 6/3, 6/0 mostra o desequilíbrio.
Quando as coisas ainda pareciam parelhas, na primeira parcial, Paolini teve 77,8% de aproveitamento do primeiro serviço, enquanto a belga fechou o set com 72%. Mertens ainda salvou quatro break points antes de fechar e fazer um a zero no placar.
O segundo set foi um verdadeiro passeio, culminando com um seis a zero a favor da belga. Com três quebras de serviço ao longo da parcial final, Mertens fechou tranquilamente o jogo.
Nascida em 1995, Mertens não festejava um título desde o WTA de Monastir, de 2022. Ela repete a dose e soma agora oito títulos no circuito.