Após furar o torneio qualificatório, o número dois do Brasil e 134º do mundo, Rogerio Dutra Silva, Rogerinho, não se intimidou com o sorteio e deu trabalho para o sérvio Novak Djokovic, 22º da ATP, na estreia da chave principal de Roland Garros.
Djokovic precisou de 2h06 para fechar o placar em 6/3 6/4 6/4 tendo convertido seis aces contra quatro de Rogerinho, que cometeu cinco duplas-faltas contra uma do sérvio, que disparou 37 bolas vencedoras contra 21 dos brasileiro, que cometeu 32 erros não-forçados contra 36 de Nole.
Campeão em Roland Garros 2016, Djokovic aguarda pelo vencedor da partida entre os espanhóis Jaume Munar e o ex-top 3 e vice-campeão em Roland Garros 2013, David Ferrer.
O jogo
A partida começou com o brasileiro pressionando já na devolução, conquistando quebra de saque no primeiro game e abrindo 2/0 no placar. Djokovic seguiu firme, devolveu a quebra no quarto game, igualou o placar e seguiu buscando pressionar. Rogerinho salvou em deixada breakpoint no sexto game, mas acabou quebrado no oitavo game e viu Nole fechar a disputa.
Na segunda etapa, a exemplo da primeira, o brasileiro abriu 2/0 no placar com quebra no segundo game, mas acabou cometendo erro com backhand em disputa longa de pontos e viu o sérvio devolver a quebra na sequência. Nole confirmou seu saque de zero para igualar em 2/2 a partida, conquistou nova quebra no quinto game ao pressionar na devolução, abriu 4/2 quatro games em sequência e passou a administrar. Arriscando na devolução e sustentando com backhand na linha de base, Rogerinho chegou a ter breakpoint no décimo game, mas cometeu o erro de backhand na paralela ao tentar definir e viu o sérvio fechar o set.
No terceiro set, o brasileiro teve um inicio de set sólido, confirmando rapidamente seus games de saque e buscando tentar pressionar. A quebra veio após erro de Rogerinho com forehand cruzado ao ser pressionado pela devolução de Djokovic, que conquistou a quebra no quinto game, abriu 4/2 , mas viu o brasileiro não deixar de lutar, arriscar bolas cruzadas e devolver a quebra no oitavo game ao ver o sérvio ficar na rede. No game seguinte, após belas trocas com forehand, Djokovic devolveu a quebra em erro de Rogerinho e sacou para a partida.