O austríaco Dominic Thiem, oitavo do ranking da ATP, encarou rodada dupla no ATP 250 de Lyon, na França, e vai buscar seu segundo título na temporada 2018 contra o francês Gilles Simon, 75º, que disputará sua 20ª final da carreira.
Thiem abriu o dia para finalizar a partida de quartas de final contra o espanhol Guillermo Garcia López, 71, a quem venceu de virada em 6/7 (4) 7/6 (0) 6/4 e entrou em descanso e viu a primeira semifinal do torneio ser realziada.
Nela, Gilles Simon, favorito da torcida local, encarou o jovem britãnico Cameron Norrie, 102º, e precisou de 1h22 para fechar a partida em 6/1 7/6 (6) tendo convertido um ace contra um de Norrie, que venceu 65% dos pontos jogados com seu primeiro serviço contra 88% de aproveitamento do francês.
De volta à quadra, Thiem encarou batalha contra o sérvio Dusan Lajovic, 68º, e precisou de 1h59 para fechar o placar em 6/4 5/7 6/4 tendo disparado 10 aces contra nove do sérvio, que venceu 75% dos pontos jogados com seu primeiro serviço contra 85% de aproveitamento do austríaco.
Campeão no saibro de Buenos Aires e vice-campeão em Madri, Thiem joga sua terceira final no ano contra Simon, a quem enfrentou oito vezes no circuito profissional e venceu seis, inclusive o único encontro entre eles no saibro, que foi pelo Masters de Roma em 2015, onde na oportunidade o francês desistiu por lesão no segundo set.
Esta será a 20ª final da carreira de Simon, que buscará seu 14º título, o segundo no ano, já que na primeira semana da temporada ele foi campeão no piso rápido de Pune, na Índia, e o quinto em um torneio francês - Simon é bicampeão em Metz e tricampeão em Marselha.