A tenista canadense Françoise Abanda utilizou suas redes sociais nesta quarta-feira para expor sua opinião acerca de uma questão delicada: racismo no esporte. Segundo a tenista, ela não recebe a atenção devida por ser negra.
Atual número 128 do mundo, aos 21 anos de idade, Abanda fez a declaração abertamente no Twitter em resposta a um seguidor, que se indagou o motivo pelo qual a tenista não receberia a mesma atenção dos canadenses que a ex-top 10, Eugenie Bouchard.
“Nunca receberei o mesmo tratamento porque sou negra! Essa é a verdade!”, bradou a tenista em seu Twitter pessoal. A declaração não foi muito bem recebida por alguns seguidores, que reforçaram os resultados obtidos por Bouchard em 2014, quando figurou entre as 10 melhores do mundo.
I will never get the same treatment because I am black. It’s the truth! https://t.co/TicR8OnWo0
— Françoise Abanda (@franckie_abanda) 16 de maio de 2018
Procurada pelo portal italiano Ubitennis, a tenista reforçou sua opinião. “Nunca receberei o mesmo tratamento que uma jogadora branca. Tenho vivido o racismo desde pequena e posso citar milhares de exemplos”.
Abanda ainda relembra o episódio em que sofreu uma concussão durante a Fed Cup e, segundo alegou, teria recebido menos atenção da imprensa canadense do que Eugenie Bouchard, que passou por algo parecido durante o US Open.
“Nenhum meio de comunicação falou sobre o que aconteceu comigo. Não peço que não deem atenção a uma grande estrela, mas que tenham um mínimo de atenção com uma tenista profissional, algo que eu sinto que não recebo. Quero promover a igualdade”, declarou a tenista.