A conquista de seu 11º título em Barcelona, na Espanha, fez Rafael Nadal sustentar a liderança no ranking da Associação dos Tenistas Profissionais e manter seus 100 pontos de vantagem para o tenista suíço Roger Federer.
Nadal somou sua 172ª semana no topo, quinta seguida, e terá ao menos mais uma já que não descarta pontos a partir desta segunda. Ele volta a defender em Madri, na Espanha, a partir do dia 7 de maio e qualquer tropeço o tira da ponta. Nadal tem chances de somar apenas na seguinte no saibro em Roma onde perdeu nas quartas de final e descarta 180 podendo marcar até 1 mil. Depois Roland Garros são mais dois mil. Até o momento o natural de Manacor já defendeu 1.500 dos 4680 que tem no piso lento com 5.500 a disputar. Federer não joga na superfície.
O top 10 ficou intacto com Alexander Zverev em terceiro, Marin Cilic em quarto e Grigor Dimitrov em quinto. O grego Stefanos Tsitsipas subiu 19 com o vice em Barcelona e foi ao 44º, seu melhor posto. Ele jogou sua primeira final na carreira.
No ranking do ano, Nadal foi aos 1860 pontos e já pode passar JUan Martin Del Potro em Madri. O argentino tem 2120 em segundo lugar e Roger Federer segue na ponta com 3110. Novak Djokovic desceu quatro e é o 71º.