A temporada de saibro é, sem dúvidas, o momento do ano em que Rafael Nadal obtém mais sucesso e, consequentemente, onde defende a maior quantidade de pontos no circuito. Nesta temporada, inclusive, a defesa de tais pontos valem a liderança do ranking para o espanhol.
Nadal iniciou a gira europeia de saibro tendo que defender 4680 pontos conquistados em sua campanha na temporada 2017. Com o título no ATP 500 de Barcelona, o espanhol já defendeu 1500 — somando os 1000 da conquista em Monte Carlo.
Com isso, Rafael Nadal se garante na liderança do ranking mundial pelas próximas duas semanas, quando se inicia o Masters 1000 de Madri, onde o espanhol defende mais 1000 pontos do título conquistado na última temporada.
Posicionado a exatamente 100 pontos do segundo colocado, Roger Federer, o espanhol apenas terá uma “folga” durante o Masters 1000 de Roma, onde defende 180 pontos das quartas de final. Em seguida, Nadal precisa lutar pelo título de Roland Garros, que corresponde aos 2 mil pontos restantes.