Nesta quarta-feira, a Unidade para a Integridade do Tênis (TIU) revelou um relatório independente, construído ao longo dos dois últimos anos, desde as denúncias realizadas em 2016, que indica que torneios Future e Challenger têm sido afetados por uma enxurrada de jogos combinados.
Segundo o documento, nenhuma competição está livre dos jogos combinados, mas os torneios de classe inferiores estão entre a maioria dos afetados, principalmente no masculino.
Todo o trabalho partiu de uma investigação realizada pela BBC e pelo site BuzzFeed em janeiro de 2016, anteriormente ao Australian Open, que denunciou o envolvimento de 16 tenistas, todos dentro do top-50 da ATP — incluindo vencedores de Grand Slam — que tiveram envolvimento com venda de resultados.
“Na última década, 16 jogadores colocados entre os 50 primeiros do ranking foram repetidamente assinalados pela Unidade de Integridade do Tênis (TIU) devido a suspeitas de que estariam vendendo seus jogos. Todos os tenistas, incluindo vencedores de Grand Slams, foram autorizados a seguir competindo”, revelou a investigação em 2016.
A BBC foi ainda mais longe, sustentando as alegações com base no acesso a documentos secretos, os quais incluiriam uma investigação iniciada pela própria ATP, em 2007.
“Em um relatório confidencial para as autoridades do tênis, em 2008, uma equipe investigativa defendeu que 28 atletas deveriam ser investigados, mas a recomendação nunca foi seguida”, afirmou a BBC, incluindo ainda que três dos jogos combinados teriam ocorrido em Wimbledon.
A equipe independente contratada pelas quatro entidades que regem o tênis mundial — ATP, WTA, ITF e Grand Slam — investigou mais de uma centena de jogadores em diversos torneios nos quatro cantos do mundo e não concluiu um problema generalizado, mas reconheceu alguns problemas.
Já as entidades regentes enalteceram a inexistência de uma corrupção institucionalizada no tênis, mas reconheceram vulnerabilidades, principalmente nos torneios de nível inferior, mostrando-se disponíveis a responder tais vulnerabilidades com firmeza.
De acordo com um dos investigadores, “centenas de jogos em Futures não são disputados de forma justa, tanto em simples como em duplas, mas este número reduz conforme os torneios sobem de nível”.