Por Fabrizio Gallas - Uma iniciativa de moradores locais e do instrutor de tênis Thiago Zé tornou realidade uma nova quadra pública de tênis na cidade do Rio de Janeiro, no bairro de Sulacap, na zona oeste da cidade maravilhosa.
A inauguração foi no último final de semana na Praça H no bairro e contou com um torneio com 60 atletas distribuídos em três categorias.
"Um amigo me falou que tinha uma quadra pública que só tinha futebol e vôlei, mas tava ruim, abandonada, sendo pouco utilizada e conseguimos alguns apoios, arrumamos tinta, nós mesmos pintamos e montei um projeto social que até demos início e esse final de semana fizemos um torneio com 60 atletas em três categorias e tivemos o aulão com o Domingos Venâncio", disse Thiago Zé que coordena o projeto social.
Domingos Venâncio, capacitador da Confederação Brasileira de Tênis e ex-tenista profissional, tem história na inauguração de quadras públicas no Rio de Janeiro. Ele participou de inaugurações de quadras na Lagoa Rodrigo de Freitas, Ilha do Governador e no Aterro do Flamengo na década de 70 e reinauguração de algumas delas em 1991.
Na foto, professor Thiago Zé à esquerda junto com Domingos Venâncio, à direita
"Foi muito legal a inauguração dessa quadra em praça pública, adequação de uma poliesportiva para uma de tênis, iniciativa do pessoal local, pessoas que frequenta a praça e gostam de tênis e notícias que o mesmo grupo está buscando novas em Campo Grande também adaptadas. Isso me fez lembrar que nos anos 70, entre 77 e 78 quando era juvenil onde participei de inaugurações em Duque de Caxias, Ilha do Governador, Lagoa que afundaram com o tempo e reinauguramos em 1991 com torneios locais, no pavilhão de São Cristóvão movimento que saiu do esportivo e hoje para o social´cultural e a feira de sucesso, lá tinha quadras poliesportiva. Ver esse movimento em Sulacap ficamos felizes que em pouquíssimas semanas juntamos 18 pessoas para um aulão e 60 para um torneio, estou sempre disponível para este tipo de ação", disse Domingos.
"Na Lagoa quando reinauguramos acabou que mais desmembrou para mais duas ali em frente ao clube do Flamengo onde hoje há projetos sociais. Em Sulacap me surpreendeu, tem muita gente que joga bem lá e que vem de outros locais para jogar ali, inclusive um deles de Angra dos Reis".