A chave principal de simples do Circuito Internacional de Tênis conheceu neste sábado os confrontos da primeira rodada, que começa a partir de segunda-feira (23/04) com entrada gratuita no Harmonia Tênis Clube. O torneio da série Future distribui US$ 15 mil em prêmios e é apresentado pelo Santander por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte. A entrada é gratuita.
O principal favorito Daniel Dutra da Silva estreia contra um jogador vindo do qualifying, enquanto o cabeça de chave 2, Christian Lindell enfrenta Pedro Boscardin Dias, que ganhou um wild card para a competição. Um dos destaques da nova geração, Rafael Matos aguarda o adversário que virá da fase classificatória e Marcelo Zormann enfrenta o colombiano Sergio Hernandez Ramirez na primeira rodada.
Rafael Matos chega a Rio Preto com o melhor ranking na carreira, na 512ª posição da ATP. Cabeça de chave 3, o gaúcho de 22 anos conquistou dois títulos de Future no ano passado e chegou a duas quartas de final este ano na Turquia também em Futures. “Estou aqui em Rio Preto desde terça-feira (17) para me adaptar às condições. Fiz bons torneios no início do ano, então estou motivado. Vou dar o meu melhor para conseguir bons resultados nesses Futures para tentar arriscar uns Challengers no segundo semestre”, explica Matos.
Natural de Lins, Zormann, 813º do mundo, treina no clube sede do torneio com Thiago Alves desde janeiro deste ano e busca somar pontos no ranking mundial na competição. “Minha expectativa está muito boa, venho treinando muito bem. Vou seguir fazendo o meu melhor nos treinos para colocar em prática na hora do jogo. Espero contar com o apoio da torcida”, afirma o paulista de 21 anos, que voltou no início de abril de uma gira na Turquia em que conquistou dois vice-campeonatos de duplas com Rafael Matos.
O sorteio também colocou o tenista rio-pretense Mateus Alves, de 17 anos, que recebeu um convite para o evento e busca o primeiro ponto na ATP, na estreia contra o paulista Nicolas Santos e Thiago Wild, de 18 anos, cabeça de chave 6 e 605º, frente a frente com o argentino Nicolas Arreche.
Jogos do Qualifying
Neste sábado aconteceram jogos da primeira rodada da fase classificatória da competição, com destaque para Eduardo Ribeiro, que treina com Márcio Carlsson e venceu Pedro Muratori, com duplo 6/0. Agora, o catarinense enfrenta Ighor Reis. As partidas do qualifying continuam neste domingo no Harmonia Tênis Clube, a partir das 10h, com entrada gratuita.
CHAVE PRINCIPAL DE SIMPLES
Daniel Dutra da Silva (BRA) vs Qualifier
Christian Oliveira (BRA) vs Gonzalo Villanueva (ARG)
João Lucas Reis (BRA) vs Qualifier
José Pereira (BRA) vs Qualifier
Rafael Matos (BRA) vs Qualifier
Thales Turini (BRA) vs Carlos Severino (BRA)
Marcelo Zormann (BRA) vs Sergio Hernandez Ramirez (COL)
Thiago Wild (BRA) vs Nicolas Arreche (ARG)
Camilo Carabelli (ARG) vs Qualifier
André Miele (BRA) vs Qualifier
Alexandre Tsuchiya (BRA) vs Qualifier
Igor Marcondes (BRA) vs Oscar Gutierrez (BRA)
Wilson Leite (BRA) vs Qualifier
Ryusei Makiguchi (JPN) vs Caio Silva
Nicolas Santos (BRA) vs Mateus Alves (BRA)
Christian Lindell (SUE) vs Pedro Boscardin Dias (BRA)
Resultados deste sábado
Qualifying
Quadra Central
João Loureiro (BRA) d. Bruno Clemente (BRA) – 6/4 7/6 (15)
João Guariente (BRA) d. João Gianella (BRA) – 6/2 6/0
Victor Castro (BRA) d. Bruno Sbeghen (BRA) – 6/3 6/0
Quadra 1
Rai Araújo (BRA)d. Enrico Lima (BRA) : 7/5 6/3
Alexandre Girotto (BRA) d. Pedro Ortega (BRA): 2/6 6/3 7/6 (3)
Quadra 2
Eduardo Ribeiro (BRA)d. Pedro Muratori (BRA) : 6/0 6/0
Kevin Borges (BRA)d. Hugo Moura (BRA): 7/6 (5) 2/6 6/0
Quadra 4
Gabriel Tumasonis (BRA)d. Gabriel Ferreira (BRA): 6/1 6/0
Luis Britto (BRA) d. Pedro Batistella (BRA) – 6/0 6/0
Lucca Silva (BRA) d. Lucas Bernardo (BRA) – 6/4 4/6 6/2