Além dos tenistas em Marrakech, no Marrocos, as 'meninas' da chave do WTA de Lugano, na Suíça, encararam um sábado de rodada dupla com quartas de final e semifinal para definir as finalistas, a belga Elise Mertens e a bielorrussa Aryna Sabalenka.
A programação em Lugano esteve prejudicada em boa parte da semana em virtude da chuva e chegou a ter partidas do qualificatório realizadas na última quarta-feira. Desta forma, as tenistas chegaram às quartas de final, neste sábado, preparadas para a rodada dupla.
A belga Elise Mertens, 20ª do ranking da WTA e cabeça de chave dois no torneio, abriu o dia em batalha de 2h38 diante da alemã Mona Barthel, que fechou pelo placar de 6/4 5/7 7/6 (0). Já na semifinal, Mertens encarou a bielorrussa Vera Lapko, 130ª, que abriu o dia com vitória sobre a belga Kirsten Flipkens 6/4 7/6 (4). Mertens e Lapko batalharam por 2h06 e a belga levou a melhor pelo placar de 6/1 4/6 6/4.
Elise Mertens, grande surpresa da chave do último Australian Open onde foi semifinalista, vai buscar seu terceiro título de WTA da carreira. A belga é atual bicampeã do WTA de Hobart, na Austrália, e foi vice-campeã no WTA de Istambul, na Turquia em 2017.
Na grande final do torneio suíço, Mertens encara a bielorrussa Aryna Sabalenka, 61ª, que é campeão do WTA 125 de Mumbai, na Índia.
Sabalenka também encarou rodada dupla, abriu o dia superando a italiana Camila Giorgi por 6/3 6/0 e na sequência superou a local Stephanie Voegele, convidada da organização, na semifinal com placar de 6/4 6/2.
Mertens e Sabalenka nunca se enfrentaram no circuito profissional.