Após vencer seu primeiro jogo desde o fim de janeiro quando sentiu lesão na coxa no Australian Open, Rafael Nadal, número 1 do mundo, comemorou o triunfo que deu o empate contra a Alemanha em 1 a 1 nas quartas de final da Copa Davis no saibro de Valência.
Nadal marcou 6/2 6/2 6/3 em mais de duas horas contra o alemão Philipp Kohlschreiber, 34º: "Era uma partida importante para nós. Pessoalmente levava uns meses complicados. Desde o ano passado não acabava nenhum torneio e isso me gerava certa inquietude. Sobre meu tênis me senti bem mesmo que seja lógico que não esteja no meu melhor nível pois faltam partidas para buscar o ritmo," disse Nadal que voltará a jogar no domingo contra Alexander Zverev, 4º, com 2 a 1 a favor ou contra dependendo do resultado da dupla.
"Voltar a jogar em casa depois de tanto tempo é muito especial e agradeço o apoio do público. Vamos 1 a 1 e agora (o público) precisa ajudar porque ficou uma eliminatória complicada".
"O primeiro ponto que joguei desde Acapulco foi na segunda-feira. Esta semana vai servir muito pra mim. Joguei um pouquinho melhor do que vinha treinando, mas é algo normal".
Nadal somou sua 23ª vitória em 24 jogos de Copa Davis, só perdeu o primeiro em 2004.