Cabeça de chave número 1 da 35ª edição do Campeonato Internacional Juvenil de Tênis de Porto Alegre, também conhecida como Copa Gerdau - Itaú, que tem o apoio da Lei de Incentivo ao Esporte – Ministério do Esporte – Governo Federal do Brasil de Tênis, a colombiana Maria Osório Serrano estreia nesta terça-feira contra a americana Vanessa Ong. A colombiana, sexta no ranking mundial juvenil, tenta manter sua incrível invencibilidade de 23 partidas.
Nos últimos quatro torneios que ela disputou conquistou todos. Serrano está com a grande sequência e vem buscando manter o ritmo na capital gaúcha: "Como todos os tenistas que entram neste torneio a expectativa é vencer ele. No entanto, coloco na mão de Deus fazer um bom papel. Vou tentar fazer boas partidas e aproveitar as oportunidades que eu tiver para jogar o máximo”, apontou a tenista que não perde desde o fim do ano passado conquistando títulos na Costa Rica, Colômbia, Paraguai e o Banana Bowl.
Muito sorridente e feliz com os resultados no qual vem conquistando a tenista colombiana espera quebrar recordes. No entanto, gosta de frisar que o tênis é um esporte e que no primeiro momento ela tem que aproveitar o jogo.
“A partida de tênis é apenas um jogo. Eu tenho que entrar como sempre jogo, buscando desfrutar da melhor maneira possível. Estou muito tranquila, só quero entrar na quadra e deixar passar o tempo”.
Promessa brasileira larga na frente, mas é superada por peruana. Filha de ex-jogador do São Paulo e da LDU, equatoriana derruba brasileira
O primeiro dia de jogos não foi nada bom para as meninas do Brasil. Nenhuma conseguiu avançar no torneio. A paulista Isabela Bifano foi a primeira a entrar na quadra e acabou sendo derrota para a americana Alexa Noel, quarta favorita e campeã do Orange Bowl com 14 anos, por um duplo 6/0. Já Thais Andreotti, do Paraná, acabou não conseguindo vencer Lucia de Santa Ana do Uruguai, perdendo por 6/2 6/0. Priscila Janikian teve como adversária Zoziya Kardava da Georgia. A catarinense não conseguiu superer e perdeu por 6/2 6/0. A também catarinense Namie Isago acabou caindo diante da georgiana Mariam Dalakishvi por 6/2 6/1. A que acabou chegando mais perto foi Nalanda Teixeira da Silva, de 15 anos. A goiana que tinha acabado de vencer o Assunção Bowl, etapa do circuito Sul-Americano até 16 anos, fez sua primeira experiência em um evento dessa magnitude do circuito mundial. Começou bem e venceu o primeiro set da peruana Romina Ccuno, mas caiu por 1/6 6/2 6/0. Nalanda e Ccuno são conhecidas do tênis de base e haviam anteriormente se enfrentado duas vezes com uma vitória para cada: "Não comecei bem, fiquei nervosa, fico assim quando jogo contra sul-americanas, mas depois encontrei melhor meu jogo", disse Romina.
Na quadra principal, a filha do ex-jogador do São Paulo e da LDU, Neicer Reasco, a equatoriana Mell Reasco, que passou o quali, venceu a paulista Ana Luiza Cruz, que treina no Rio de Janeiro, por 6/2 6/0 e emplacou sua segunda vitória neste tipo de evento. Ela enfrenta a décima favorita, a americana Elizabeth Mandlik, filha de Hana Mandlik, dona de quatro títulos de Grand Slams como principal.
Além da estreia da favorita Serrano, a terça-feira no feminino terá outro nome do futuro do Brasil jogando. Convidada e campeã de duas etapas da categoria 16 anos, a goiana Lorena Cardoso, de 14 anos, mede forças contra a argentina Andrea Palma.
A rodada desta terça-feira começa às 10h. A programação será divulgada no período da noite.
A 35ª edição do Campeonato Internacional Juvenil de Tênis de Porto Alegre, também conhecida como Copa Gerdau - Itaú, tem o recorde de 59 países inscritos e conta com a participação de quatro jogadores do top 10 mundial, três no masculino e uma no feminino.