A russa Daria Kasatkina, 24ª do ranking da WTA, surpreendeu a espanhola Garbiñe Muguruza, terceira do ranking, e se garantiu na grande final do WTA Premier de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, onde encara a número quatro do mundo, a ucraniana Elina Svitolina.
Kasatkina precisou de 2h35 para superar a segunda favorita do torneio e fechar o placar de virada em 3/6 7/6 (11) 6/1 tendo convertido um ace contra seis de Muguruza, que venceu 72% dos pontos jogados com seu primeiro serviço contra 62% de aproveitamento da russa.
Muguruza abriu a partida pressionada e já o primeiro game precisou salvar cinco breakpoints, firme no saque a russa conseguiu confirmar melhor seus games, mas bobeou e viu a espanhola converter o sexto game o único breakpoint que teve no primeiro set e administrar o placar.
O equilíbrio voltou a tomar conta da partida na segunda etapa, até que as tenistas trocaram quebras entre o sétimo e décimo game, tendo MUguruza sacado para a partida no décimo game, mas não ter tido sequer um match-point e a disputa foi para o tiebreak. Nele, as tenistas se pressionaram e trocaram um total de nove mini-quebras, tendo a russa salvou três matchpoints e forçado o terceiro set.
Ali, a russa abriu com quebra, fez 2/0 e viu a espanhola vencer seu game de honra trabalhando com bolas na paralela. Kasatkina voltou a dominar e conquistou quebras nos quinto e sétimo game fechando a partida.
Principal favorita da competição, a ucraniana Elina Svitolina bateu a ex-número 1 do mundo Angelique Kerber por um duplo 6/3, após 1h27 de jogo e será a adversária de Kasatkina na grande final.
As duas tenistas já se enfrentaram duas vezes no circuito e a ucraniana venceu os dois jogos.
Svitolina é a atual campeã do torneio árabe.