Exatos 2050 dias desde a última vez em que ascendeu ao número 1 da ATP ao, na oportunidade, sagrar-se campeão de Wimbledon 2012, Roger Federer bateu o holandês Robin Haase, 42º, e tornou-se o homem mais velho a chegar ao topo do ranking da ATP.
Leia Mais:
É um sonho realizado, vibra Federer
Em um jogo que quase não aconteceu, pois segundo a imprensa em Roterdã, na Holanda, Haase sentiu fortes dores nas costas e pretendia desistir do jogo sem entrar em quadra, Federer precisou de uma virada pelo placar de 4/6 6/1 6/1 em 1h20 de jogo para se garantir no topo do ranking e na semifinal do ATP 500 holandês.
A partida começou com os dois tenistas buscando jogar pontos curtos e buscando a rede, o suíço teve três chances de quebras salvas por Haase no segundo game e passou a cometer alguns erros, aproveitando-se se alguns vacilos do adversário e buscando sacar forte, o holandês conquistou a quebra no único breakpoint que teve em toda a partida no nono game do primeiro set, converteu e sacou sólido para fechar a parcial com um ace.
Um set atrás no placar, Federer entrou sólido, confirmou de zero e caprichando na devolução também quebrou de zero no segundo game, abriu 3/0 no placar e foi administrando. No sexto game, novamente o suíço arriscou com devoluções altas de fundas e na sequência buscou encurtar a bola para conquistar nova quebra e fechar a parcial em 20 minutos.
No último set, Federer, empurrado pela torcida abriu 4/0 com quebras no primeiro e terceiro game, viu Haase encaixar boa sequências de saques e furar possibilidade de pneu no quinto game, mas conquistou nova quebra no sétimo game e avançou no torneio.
Aos 36 anos seis meses e sete dias, Roger Federer torna-se o homem mais velho da história a liderar o ranking mundial.
Federer é também o tenista que mais tempo de distância tem entre a data em que alcançou o posto de número 1 pela primeira vez e a última, são exatos 14 anos e 17 dias.
O suíço ainda acumula o recorde de estar mais tempo longe do número 1 para retornar, foram cinco anos e 106 dias, contra três anos e 142 dias de Andre Agassi.
Na sequência em Roterdã, o suíço aguarda pelo vencedor da partida entre o italiano Andreas Seppi e o russo Daniil Medvedev.