Convidado do torneio holandês e principal favorito ao título, o suíço Roger Federer fez uma atuação um pouco abaixo de seu habitual nível, na vitória contra o alemão Philipp Kohlschreiber nas oitavas de final do ATP 500 de Roterdã.
Leia Mais:
Caso não alcance o Nº 1, Federer já tem plano B
O suíço arrastou a partida por 1h41 para fechar com parciais de 7/6(8) 7/5, saindo vitorioso diante do alemão pela 13ª vez em 13 confrontos. Seu próximo adversário sairá do duelo entre os holandeses Robin Haase e Tallon Griekspoor.
Garantido nas quartas de final, Federer agora está a apenas uma vitória de retornar à liderança do ranking, tornando-se o mais velho tenista a ocupar a posição, no masculino, superando o recorde anterior de Andre Agassi, que ascendeu ao número 1 aos 33 anos de idade.
A partida teve um início bastante equilibrado, com Federer sacando muito bem, devolvendo não tão bem e Kohlschreiber sendo impecável em seus games de saque. Como nenhum dos dois teve chances reais, a definição foi para o tie break, onde o alemão teve dois set-points, ambos salvos por Federer, que venceu o desempate por 10-8 na terceira chance.
No segundo set, Federer entrou melhor no jogo e chegou a ter três chances de quebra já no terceiro game — todas salvas pelo alemão. Após alguns games de equilíbrio, Kohlschreiber cometeu duas duplas faltas em um game bastante extenso e acabou cedendo a única quebra da parcial, dando a Federer a chance de sacar em seguida e fechar em 7/5.