O suíço Stan Wawrinka, 13º da ATP, acumulou sua segunda derrota consecutiva para um tenista fora do top 100, e parou na estreia do ATP 500 de Rotterdã, na Holanda, para o jovem holandês Tallon Griekspoor, 259ª, e fica fora do caminho de Federer.
Convidado da organização, o jovem de apenas 21 anos precisou de 1h29 para virar a partida em 4/6 6/3 6/2 tendo convertido dois aces contra sete de Wawrinka, que venceu 74% dos pontos jogados com seu primeiro serviço contra 83% de aproveitamento do holandês.
O suíço abriu a partida quebrando o saque do jovem e administrando a vantagem, até que precisou salvar quatro breakpoints no oitavo game e administrou a vantagem.
Com os dois tenistas sólidos no saque e pouco ameaçando um ao outro, Griekspoor abriu 3/0 no segundo set, com quebra no segundo game e sacou firme perdendo em todo o set três pontos em seus games de saque, todos em erros seus.
Com esta solidez, o holandês entrou motivado no terceiro set, abriu com quebra, fez 2/0 no placar e manteve-se firme para conquistar nova quebra no sétimo game e sem ser ameaçado, fechou a partida.
Na segunda rodada do torneio, Griekspoor encara o vencedor da partida entre seus compatriota Robin Haase e Thiemo De Bakker.
Esta foi a segunda derrota consecutiva de Wawrinka para um tenista fora do top 100. Na semana passada, o suíço foi derrotado na semifinal do ATP 250 de Sofia, na Bulgária, pelo bósnio Mirza Basic, então 129º do mundo.