Sofrendo para se recuperar de lesão no ombro, o letão Ernests Gulbis, ex-top 10 e atual 199º do mundo, segue lutando para voltar à boa forma e nesta segunda-feira furou o qualificatório do ATP 250 de Sofia, na Búlgária.
Gulbis precisou de apenas 55 minuto para superar o alemão Florian Mayer, 72º e principal favorito do quali, para fechar a partida em 6/4 6/1 tendo convertido seis aces contra dois do alemão, que venceu 85% dos pontos jogados com seu primeiro serviço contra 63% de aproveitamento do letão.
Em um primeiro set equilibrado, Gulbis sofreu a quebra no terceiro game, devolveu na sequência e manteve-se sólido para conquistar a quebra de saque no décimo game faturando o primeiro set.
Na segunda etapa, o letão abriu 5/0 com quebras no segundo e quarto game e administrou.
Na chave principal do torneio o letão encarará o sérvio Viktor Troicki, sexto favorito, a quem enfrentou e venceu uma vez no circuito profissional.
Esta é a primeira vez em quatro meses que Gulbis disputará a chave principal de um torneio ATP. A última vez foi uma derrota para o francês Gael Monfils na estreia do ATP de Viena, na Áustria, em outubro de 2017.