Um frustrado Tomas Berdych apareceu para a coletiva após a derrota desta quarta para Roger Federer. Previsivelmente, o assunto mais comentado foi o primeiro set recheado de oportunidades que o tcheco deixou escapar.
O 20º colocado da ATP e top 10 durante oito anos seguidos (2010-2017) deixou claro que, em sua opinião, a primeira parcial foi o ponto-chave para a vitória do suíço.
“Foi um bom começo. Eu tive boas chances, dois set points. Depois disso, você sabe, acho que ele ficou mais confiante depois de vencer o primeiro set. Então, ficou muito difícil jogar contra ele. Após ficar basicamente um set inteiro abaixo (no placar, falando de Federer), isso (a virada) lhe dá muita moral. Especialmente com ele, acho que isso foi o que decidiu a partida”,
“Quero dizer, tudo vem com um ‘se’. Mas, se eu tivesse vencido o primeiro set, a história seria completamente diferente”. analisou Tomas, que ainda deixou escapar algumas vezes sua decepção com o cruzamento nas quartas contra Federer, em vez de enfrentar um dos novatos – Hyeon Chung ou Kyle Edmund, contra quem considerava, obviamente, ter chances maiores de classificação.
Na sequência, Berdych foi perguntado sobre como se sentiu após perder o primeiro set. “Bom, não é o melhor sentimento do mundo. Mas ainda há piores. Em um dia você perde. No outro, vence. É assim que funciona. Como eu disse, foi a chave do jogo”.
“Não acho que meu jogo me deixou na mão. Penso que joguei uma partida sólida, um tênis muito bom. Enfrentei o melhor adversário que alguém pode ter”.