Apesar de Rafael Nadal ter garantido no limite o número 1 cm a chegada às quartas de final do Australian Open a derrota nesta terça-feira para Marin Cilic pode deixar sua posição ameaçada em fevereiro se Roger Federer conquistar o troféu em Melbourne.
Federer ainda encara pelas quartas o tcheco Tomas Berdych, 20º, e vai somando 360 pontos com 2000 a descartar e no momento está ficando com 7965 pontos conta 9760 do espanhol. O troféu no torneio lhe colocaria com 9605 a apenas 155 do espanhol.
Nadal terá 300 a descartar na última semana de fevereiro no ATP 500 de Acapulco, no México, onde fez final e precisaria de pelo menos uma semifinal para se manter na liderança. Só que existe também a chance de Roger Federer disputar o torneio 500 de Dubai, nos Emirados Árabes, na mesma semana onde só descarta 45 das oitavas e pode somar até 500.
Se Federer fizer essa opção por um convite e ganhar o evento se tornaria número 1 a menos que Nadal não vença Acapulco. Tudo depende antes de Federer conquistar o Australian Open.