O australiano Nick Kyrgios, maior esperança australiana no Grand Slam local, segue vivo. Nesta sexta, o 17º favorito ao título superou seu ídolo de infância, Jo-Wilfried Tsonga, 15º pré-classificado, e se classificou para as oitavas de final do Australian Open pela segunda vez na carreira.
A partida, que durou 3h17, teve o placar de por 7/6(5), 4/6, 7/6(6) e 7/6(5). Na próxima fase, Nick terá mais um grande jogo. Ele medirá forças contra o búlgaro Grigor Dimitrov, 3º do ranking mundial, contra quem carrega um retrospecto negativo de 2x1. O último embate, entretanto, foi na primeira semana do ano, na semifinal do ATP 250 de Brisbane, em que o dono da casa venceu por 2x1, de virada. A partida ocorrerá no domingo. Kyrgios tenta alcançar as quartas de final em Melbourne pela segunda vez após três anos. Em 2015, ele caiu para Andy Murray.
O JOGO
O duelo foi muito equilibrado em um cenário de alta qualidade de tênis. Como previsto, os dois atletas sacaram muito bem – juntos, combinaram para 56 aces, 28 para cada lado - e a agressividade nos games de saque foi a tona do jogo. No primeiro set, os tenistas trocaram uma quebra de saque nos primeiros games e a decisão veio apenas no tiebreak, o que se repetiria duas vezes até o fim da partida. Nele, Kyrgios conseguiu o minibreak e sacou para o set em 6/4. Apesar de salvá-lo, Tsonga entregou o set em uma dupla falta.
A segunda parcial viu o tenista de Canberra jogar um péssimo quinto game e entregar a quebra de zero para o adversário. Jo aproveitou e não deu chances ao rival e empatou o jogo em 1x1.
Na terceira parte, equilíbrio absoluto. Nenhum dos tenistas cedeu chances de quebra, e, no tiebreak, depois de conquistar e perder a miniquebra em um de seus momentos de oscilação, Nick foi melhor na parte final e marcou 8/6, abrindo importante vantagem para a vaga que seria eventualmente conquistada.
O quarto set começou de forma tensa, mas por um fato externo ao jogo. Após ser supostamente xingado por um torcedor, o francês perdeu a cabeça, levou uma advertência por conduta antidesportiva e saiu de jogo claramente no segundo e terceiro game, mas conseguiu se reestabelecer e não sofreu grandes prejuízos com o episódio. No jogo, o saque continuou a prevalecer e, mesmo com break points surgindo, o sacador acabava prevalecendo. Com a decisão indo para mais um tiebreak, Tsonga começou forte. Ele aproveitou uma dupla falta do adversário e se valeu de seu amplo domínio junto a rede para abrir dois minibreaks e 5/2. No entanto, o melhor de Kyrgios no set ainda estava por vir. Após erro não forçado do europeu, Nick jogou muito bem, recuperou a miniquebra e contou com mais um erro de Tsonga no último ponto da partida, marcando outro 7/5 e carimbando o passaporte para mais um jogaço na próxima fase.