Aos 22 anos, a belga Elise Mertens, 37ª da WTA, alcançou o feito inédito de chegar às 8ªs de final de um torneio do Grand Slam, ao superar em jogo complicado a francesa Alizé Cornet, 42ª. Nas 8ªs, Mertens encara Petra Martic.
Sob calor forte de 36º C, Mertens e Cornet batalharam dois 2h na Hinsense Arena e a belga fechou o placar em 7/5 6/4 tendo convertido dois aces contra um da francesa, que cometeu 11 duplas-faltas contra cinco da belga, que disparou 18 bolas vencedoras contra 23 de Cornet.
A partida começou com a belgaa sólida, firme na devolução e alongando trocas de bolas, abriu 4/1 no primeiro com quebras no terceiro e quinto games. Cornet não se rendeu, buscou encurtar os pontos, devolveu a quebra no sexto game e venceu quatro games consecutivos com a devolução da segunda quebra no oitavo game. Com placar equilibrado, Mertens buscou variação e ao ver Cornet trabalhar com segundo serviço conquistou a quebra no décimo primeiro game e fechou a parcial.
No segundo set, as tenistas abriram trocando quebras e Cornet acabou sucumbindo ao calor na disputa do terceiro game. A francesa foi atendida, teve pressão arterial auferida em quadra e deu susto na torcida e até na rival. A disputa voltou e francesa foi quebrada. A belga voltou a abrir 4/1 no placar e alternou quebras com a rival do sexto ao oitavo game, Com uma quebra de vantagem, Mertens administrou.
Nas oitavas, Mertens encara a croata Petra Martic, 81ª da WTA, que parou o sonho da qualifier filipina Luksika KumKhum após 2h10 e placar de 6/3 3/6 7/5.
Mertens e Martic nnunca se enfrentaram no circuito profissional.