A atual número dois do ranking juvenil feminino e 521ª da WTA, a ucraniana Marta Kostyuk, alcançou o feito histórico de ser a primeira jovem desde Martina Hingis em 1996 a alcançar a terceira rodada do Australian Open. Kostyuk é a atual campeã juvenil.
A ucraniana surpreendeu a australiana Olga Rogowska, 168ª da WTA, após 1h30 de partida e placar de 6/3 7/5 tendo convertido seis aces contra um da australiana, que bateu sete bolas vencedoras contra 12 de Kostyuk, que venceu 67% dos pontos jogados com seu primeiro serviço contra 53% de aproveitamento de Rogowska.
Primeira jovem em 13 anos a furar o torneio qualificatório de um Grand Slam aos 15 anos, Kostyuk entrou com a pressão de se manter invicta em Melbourne Park, com a vitória de hoje, a campanha no quali e do título juvenil, Kostyuk está há 11 jogos sem perder em Melbourne.
A partida teve altos e baixos das duas atletas. Kostyuk abriu o jogo mais sólida, fez 2/0 com quebra no segundo game, mas dali trocou quebras em erros com a rival até o quarto game, quando abriu 4/1 no placar. Empurrada pela torcida Rogowska devolveu a quebra no sétimo game, mas foi quebrada na sequência e viu a jovem abrir vantagem.
Na segunda etapa, Rogowska abriu sendo quebrada e devolveu a quebra no oitavo game igualando o placar em 4/4. A quebra crucial veio em momento de nervosismo da australiana no décimo primeiro game.
Na próxima rodada, Kostyuk aguarda pela vencedora da partida entre sua compatriota Elina Svitolina e a tcheca Katerina Siniakova.