Coroando uma semana incrível, a ucraniana Marta Kostyuk, 27ª da WTA, chegou à final do WTA 500 de Stuttgart, na Alemanha, após superar sua terceira top 10 consecutiva, a tcheca Marketa Vondousova, 8ª, e desafia a cazaque Elena Rybakina na final.
Vivendo uma de suas melhores semanas da carreira, Kostyuk chegou à semifinal do torneio alemão com uma campanha emocionante, que começou com uma vitória em três sets duros contra a alemã Laura Siegmund, na sequência precisou salvar cinco match-points da chinesa Qinwen Zheng, 7ª da WTA, passou pela norte-americana Coco Gauff, 3ª, para na semifinal, após 1h37 vencer Vondrousova com placar de 7/6 (7-2) 6/2.
Após a partida, na entrevista em quadra, Kostyuk brincou ao ser perguntada sobre o feito de alcançar três vitórias sobre top 3: “Acho que muita gente não sabe. Comecei minha carreira 0-14 contra as 10 melhores jogadoras. Estou realmente tentando tirar o atraso".
Em busca de título inédito na carreira, Kostyuk joga a terceira final de nível WTA da carreira e encara a cazaque Elena Rybakina, quarta da WTA, que vem de vitória sobre a número 1 Iga Swiatek.
Kostyuk e Rybakina já se enfrentaram duas vezes no circuito e cada uma venceu um duelo.