Não bastasse a saga de mais de 16 horas de voo entre Doha, no Qatar, e Auckland, na Nova Zelândia, o grego Stefanos Tsitsipas, 80º do ranking da ATP, que precisou de um convite da organização para participar do torneio, caiu na estreia.
Tsitsipas perdeu a disputa do torneio qualificatório graças ao atraso em seu voo com rota longa e recebeu um convite da organização do torneio, mas sua estreia diante do lucky-loser eslovaco Lukas Lacko, 90º, não ocorreu como o imaginado e o grego caiu após batalha de 151 pelo placar de 6/3 6/7 (5) 6/3 tendo convertido os dois tenistas 12 aces cada, com o eslovaco vencendo 85% dos pontos jogados em seu primeiro serviço contra 77% de aproveitamento do ex-número 1 do mundo no tênis juvenil.
Lacko utilizou da sua ambientação em quadra para pressionar o grego após ser quebrado no quinto game. A devolução foi imediata e o eslovaco venceu quatro games em sequência, conquistando quebra crucial no oitavo game, com tática de jogo na rede e fechou o set.
Na parcial seguinte, equilíbrio total, com os dois tenistas confirmando seus games de saque sem grandes dificuldades e encaminhando a disputa para o tiebreak. Nele, Tsitsipas arriscou mais com forehand e cometeu menos erros e forçou o terceiro set.
Ali, Lacko abriu em um game duríssimo, onde salvou dois breakpoints e encarou quatro igualdades, manteve-se firme e conquistou a quebra de saque no sexto game e administrou.