O australiano Nick Kyrgios, 21º do ranking mundial, aproveitou uma das primeira oportunidades de 2018, entrevista coletiva no ATP de Brisbane, na Austrália, para reclamar o que ele julga como "desvantagem" para os profissionais do tênis de seu país em relação ao calendário.
"Nós temos três torneios aqui e você olha os caras da América e da Europa, que têm um monte de torneios e como nós australianos estamos em desvantagem estando tão distantes", comentou Kyrgios.
Um dos países mais tradicionais do tênis, a Austrália é a segunda maior nação vencedora da Copa Davis, por exemplo. Além de ser a terra natal da maior vencedora de títulos do Grand Slam da história, Margareth Court, com 24 taças, em simples.
O país conta atualmente com três tenistas no top 100. Kyrgios como 21º, Matthew Ebden, 76º, e Jordan Thompson, 96º. No calendário ATP a Austrália possui os ATPs de Brisbane e Sidney, além do Australian Open, todos realizados em janeiro. O circuito profissional ainda aponta Challengers na região nesta época do ano e também em setembro, pós US Open, com os torneios principais sendo realizados na Ásia.