O bósnio Damir Dzumhur, 40º do ranking da ATP, manteve o embalo do melhor momento de sua carreira e registrou sua nono vitória consecutiva ao bater o principal favorito na chave do ATP 250 de Shenzhen, na China, o alemão Alexander Zverev, quarto do mundo.
Vindo do título do ATP 250 de São Petersburgo, Dzumhur precisou de 1h32 para superar Zverev em 6/4 7/5 tendo disparado um ace contra quatro do jovem alemão, que venceu 75% dos pontos jogados com seu primeiro serviço contra 74% de aproveitamento do bósnio.
A partida começou disputada, com o alemão pupilo do ex-número 1 do mundo Juan Carlos Ferrero, salvando breakpoint já no primeiro game e conquistando a quebra na sequência abrindo 2/0 no placar. Damir Dzumhur não se rendeu e venceu quatro games consecutivos, com quebras no terceiro e quinto game para abrir 4/2 no placar e virar o set. A disputa seguiu dura e sem quebras para fechar o primeiro set a favor do bósnio.
A partida foi para o set seguinte com Zverev sacando melhor e buscando pressionar o adversário, que foi quebrado no quarto game, viu o alemão abrir 4/1 no placar, mas correu atrás do prejuízo, devolveu a quebra de saque no sétimo game, igualou o placar em 4/4 e voltou a ser pressionado no décimo game, onde salvou três setpoints e motivado quebrou o serviço de Zverev no game seguinte e fechou a partida.
Na semifinal, Dzumhur encara o ucraniano Alexandr Dolgopolov, 53º, que contou com o abandono do israelense Dudi Sela, 77º, após 1h16 de partida pelo placar de 6/3 4/6 1/0.
O bósnio e o ucraniano nunca se enfrentaram no circuito profissional.