A australiana Ashleigh Barty, 38ª da WTA, parou a sequência de vitórias da letã Jelena Ostapenko, décima, e decidirá o título do WTA Premier de Wuhan, na China, contra a francesa Caroline Garcia, que frustrou a grega Maria Sakkari.
Barty precisou de 1h16 para fechar o placar em 6/3 6/0 diante de Ostapenko, que vinha de título em Seul e de superar a número 1 do mundo na rodada anterior em Wuhan, na busca por sua décima vitória consecutiva.
A australiana converteu sete aces contra nenhum da letã, que venceu 68% dos pontos jogados em seu primeiro serviço contra 79% de aproveitamento de Barty, que abriu a partida sólida com quebra no segundo game, fez 2/0, mas não sustentou o saque e foi quebrada na sequência. A disputa seguiu equilibrada até o sexto game, onde Ostapenko foi quebrada após muita luta e viu a rival administrar a vantagem, tendo aberto 5/2 no placar.
Na segunda etapa, Barty abriu com quebra e sem ser ameaçada, quebrou o saque da campeã de Roland Garros outras duas vezes e fechou com pneu.
A australiana buscará o maior título de sua carreira contra a francesa Caroline Garcia, 20ª, que também disputa sua primeira grande final de WTA Premier, após frustrar a grande campanha da grega Maria Sakkari, 80ª, que surpreendeu Caroline Wozniacki na segunda rodada e alcançou sua primeira semifinal de WTA Premier.
Garcia precisou de 1h21 para fechar o placar contra Sakkari em 6/3 6/2.
Ashleigh Barty e Caroline Garcia nunca se enfrentaram no circuito profissional.