Uma das maiores, e recorrentes, polêmicas dos últimos dois anos foi o teste positivo da russa Maria Sharapova para a substância proibida Meldonium. Se Sharapova não se manifesta abertamente sobre a substância, sua conterrânea Elena Vesnina tomou a frente e reacendeu o debate.
Todos os russos que se manifestaram a respeito da substância sustentaram a declaração de que ela não causa aumento de performance. “Esta droga, não é nada sério”, comentou Elena Vesnina. “É algo que se usa há muito tempo na Rússia e União Soviética”.
“Basicamente é algo que ajuda seu coração a funcionar melhor em idades avançadas. Foi muito estranho tantos jogadores ficarem contra ela, como se ela fosse alguém ruim, e não é nada disso. Todos os russos entenderam o que aconteceu, é por isso que apoiamos Maria.
Vesnina ainda vai adiante e alfineta os demais tenistas que procuraram a imprensa para dar declarações a respeito. “Nós conversamos com os médicos e muitos, muitos especialistas, procuramos informações, estávamos interessados sobre o que era isso. Todos ficaram chocados e disseram ‘Não sabemos o porquê de isso estar na lista, não há razão’. E ainda tem mais, a WADA sequer fez a pesquisa de por quanto tempo a substância fica no corpo”, disparou a russa.